Móveis de madeira: 6 tipos atemporais para seu projeto

Móveis de madeira: 6 tipos atemporais para seu projeto

Compartilhe o artigo via:

Nessa dança equilibrada entre forma e função, a escolha dos materiais certos para cada ambiente ajuda a manter o ritmo ao longo de toda a composição. E em meio a essa coreografia arquitetônica, os móveis de madeira despontam como protagonistas atemporais.

Afinal, eles imprimem elegância e um toque de autenticidade aos espaços, algo que transcende a simples seleção de elementos decorativos, tornando-se uma decisão estratégica que funde estética e funcionalidade de maneira singular.

Para trazer algumas inspirações aos seus projetos, neste texto vamos explorar as razões pelas quais mais e mais pessoas têm incorporado móveis de madeira em seus projetos. Confira!

Leia também: Design de móveis: conceito e importância

Introdução aos móveis de madeira

Móveis de madeira sempre se destacaram como elementos fundamentais em decorações clássicas e contemporâneas — trazendo consigo uma rica herança de durabilidade e versatilidade. 

Isso porque, a qualidade dos materiais utilizados, juntamente com técnicas de fabricação especializadas, confere a esses móveis qualidades expressivas. A longevidade do móvel é uma delas, proporcionando investimentos que compensam a longo prazo. Além disso, a versatilidade do material permite a criação de uma variedade ampla de estilos e ambientes. 

Ou seja: os móveis de madeira são testemunhas da evolução do design de interiores por centenas de anos e, ao mesmo tempo, também são agentes ativos que ajudam a moldar e enriquecer os espaços habitáveis ainda hoje. 

O nosso palpite é que eles ainda permanecerão ocupando esse papel protagonista por bastante tempo!

Móveis de madeira: beleza e durabilidade

Além da durabilidade e versatilidade, a madeira carrega uma capacidade elevada de adaptação a diversos estilos de decoração. Isso contribui com mais facilidade para a criação de ambientes acolhedores e convidativos, por exemplo.

Além disso, existem várias espécies de madeira, cada uma com suas características únicas de cor, textura e padrão. Isso oferece aos profissionais do mercado e aos seus clientes mais variedade de escolha, e permite a personalização de peças de mobiliário conforme as preferências estilísticas e as necessidades de cada projeto.

A importância de escolher móveis sustentáveis

É natural que a crescente preocupação com a sustentabilidade alcance o uso da madeira na decoração. A boa notícia é que, atualmente, muitos móveis de madeira são provenientes de fontes certificadas e de manejo florestal sustentável.

Essa é uma escolha ecologicamente correta porque contribui para a preservação das florestas e garante que os recursos naturais sejam utilizados de forma responsável.

Esse é o caso dos móveis de madeira da Accord Home, que são confeccionados de maneira sustentável — da estrutura ao acabamento das peças. Com eles, é possível criar ambientes atemporais, esteticamente elegantes, funcionais e sustentáveis ao mesmo tempo.

Móveis de madeira artesanais: cada peça, uma história

Outra qualidade natural aos móveis artesanais de madeira é a sua singularidade: o toque humano que cada peça carrega consigo. Diferentemente dos produtos massificados, esses móveis são criados a partir da dedicação do artesão e da riqueza de detalhes que só o trabalho manual pode proporcionar.

Isso também aumenta a possibilidade de personalização das peças. Afinal, os artesãos conseguem dar o “seu toque”, mas sem perder a necessidade e preferência de cada cliente. E isso ainda abre espaço para a aplicação de acabamentos feitos à mão. 

Os detalhes artísticos acrescentam charme visual e ainda contam histórias sobre o processo de criação, enriquecendo a experiência de possuir uma peça única dentro de casa.

6 móveis de madeira atemporais para o seu projeto

Quer ver só como os móveis de madeira têm espaço cativo em diferentes estilos e projetos decorativos? A seguir, reunimos algumas opções, confira!

Aparador Horizon Accord Home

1. Aparadores

Os aparadores de madeira são peças versáteis, que podem adicionar elegância e funcionalidade a diversos projetos. Designs com linhas simples podem combinar com espaços contemporâneos, por exemplo.

Você pode escolher madeiras nobres para um toque luxuoso, por exemplo, ou tonalidades mais claras para sugerir uma atmosfera leve e contemporânea. 

Aparadores também funcionam bem em áreas de transição, como corredores e halls de entrada, proporcionando espaço para exibir decorações ou armazenar itens essenciais.

Mesa de centro da linha Flow Accord

2. Mesas de centro

As mesas de centro de madeira são elementos-chave na sala de estar. Optar por designs com prateleiras ou gavetas pode adicionar funcionalidade ao espaço. 

Além disso, vale destacar que peças mais leves e em cores claras podem criar uma atmosfera arejada. Combine a textura da madeira com outros elementos, como vidro ou metal, para um visual eclético e contemporâneo, caso prefira.

Mesa de Cabeceira- Linha Clean

3. Mesas de cabeceira

As mesas de cabeceira são funcionais e também adicionam uma dose de aconchego aos ambientes, especialmente ao quarto. Escolha peças que completem o estilo do cômodo, considerando a altura em relação à cama e a presença de gavetas ou prateleiras para armazenamento, caso necessário.

Mancebo - Linha Caeté

4. Mancebos

Mancebos podem ser mais do que simples suportes para roupas. Você pode optar por designs esculturais, que adicionem um toque artístico ao ambiente, ou seguir a dica de usar tons claros para ambientes contemporâneos, como já mencionamos. 

Além disso, considere a versatilidade da peça: além de servirem como apoio para roupas e outros acessórios, mancebos podem ser elementos decorativos por si só e adicionar personalidade ao espaço.

Os mancebos da Accord Home, como os da linha Caeté, possuem iluminação e uma base multifuncional que pode ser útil para colocar pequenos objetos, como chaves e celular. Na base, a peça conta com duas portas, uma USB padrão e uma USB tipo C, para facilitar o carregamento de aparelhos.

Mesa de Apoio - Linha Flow

5. Mesas de apoio

E as mesas de apoio? Versáteis, elas podem ser movidas conforme necessário. E isso traz muitas inspirações para projetos. Nos designs compactos, por exemplo, formatos geométricos ou padrões entalhados ajudam a adicionar um toque de elegância. 

Você ainda pode escolher mesas com prateleiras ou gavetas para maximizar o espaço de armazenamento e combinar diferentes tipos de materiais para uma abordagem mais criativa.

Mesa de Jantar - Linha Cônica

6. Mesas de jantar

Esse mobiliário é o epicentro da convivência e entretenimento de qualquer sala, seja de estar e de jantar. Opte por uma mesa de jantar cujo tamanho se adapte ao espaço disponível, com atenção ao design das pernas para criar um impacto visual, caso queira esse efeito. 

Para um toque contemporâneo, você pode escolher mesas de jantar com linhas limpas e acabamentos minimalistas, ou optar por um design mais orgânico, que traz consigo a proximidade com a natureza.

Móveis de madeira para diferentes ambientes

Explorar a versatilidade da mobília de madeira pode fazer toda a diferença nos seus projetos. Veja, abaixo, as nossas recomendações para cada cômodo da casa:

  • Sala de estar e jantar: mesas de centro, mesas de apoio, mesa de jantar, estantes, racks de TV, aparadores ou buffets;
  • Quarto: camas de madeira com cabeceiras estilizadas, mesas de cabeceira, cômodas, mancebos ou cabideiros, mesas de apoio;
  • Cozinha: mesas de jantar e cadeiras de madeira, bancadas ou ilhas de madeira, armários e prateleiras flutuantes;

Essas são algumas sugestões, mas claro, as peças precisam ser planejadas de acordo com cada projeto, sempre pensando nas funcionalidades do mobiliário e nas necessidades e preferências de cada usuário. 

Ou seja, não precisa seguir tudo a risca, permita-se abraçar a versatilidade que só os móveis de madeira proporcionam.

Como cuidar de seus móveis de madeira para garantir longevidade

Assim como qualquer peça de decoração — seja estética e/ou funcional —, os móveis de madeira demandam cuidados específicos para garantir essa durabilidade tão bem-vinda. Abaixo, destacamos algumas das melhores práticas para isso:

  • Posicione os móveis longe de janelas ou áreas expostas ao sol direto, já que a exposição prolongada à luz solar pode causar descoloração e rachaduras na madeira;
  • Evite a exposição prolongada em ambientes secos, que também podem causar rachaduras;
  • Cuidado ao colocar os móveis diretamente em áreas úmidas;
  • Utilize um espanador ou aspirador de pó com bocal de escova para áreas mais detalhadas;
  • Não coloque objetos extremamente quentes diretamente sobre a superfície das peças;
  • Evite o uso de produtos de limpeza abrasivos que possam danificar a superfície;
  • Remova o pó regularmente com um pano macio para evitar acúmulo de sujeira;

Com essas práticas de cuidado, os móveis de madeira vão ter a desejada longevidade e a beleza preservada.

Aparador / Buffet - Linha Cascade

Vale a pena o investimento em peças atemporais?

Escolher móveis de madeira atemporais vai além da decisão estética: envolve um investimento inteligente para a casa, escritório ou ambientes comerciais. 

Como são peças marcadas pela durabilidade e versatilidade, elas mantêm sua relevância, já que foram construídas para durar — desde que sejam feitas por fornecedores que têm esse compromisso e usem matérias-primas de qualidade, como a Accord Home. 

Além disso, a resistência natural de alguns tipos de madeira garante uma longevidade notável, tornando-os capazes de suportar o desgaste diário e manter sua integridade estrutural ao longo do tempo.

Por falar em tempo: móveis de madeira contam com facilidade de adaptação a diversas tendências e estilos de decoração. Ao contrário de peças que seguem tendências passageiras, esses móveis podem ser facilmente integrados a diferentes ambientes.

Explore os diferenciais dos móveis de madeira com a Accord

É possível perceber que a escolha por móveis de madeira é atemporal e agrega beleza ao ambiente. Além disso, representa um investimento sábio que extrapola a sua funcionalidade.

Afinal, destacamos que a durabilidade, versatilidade e o valor intrínseco dessas peças ajudam a criar espaços que resistem ao teste do tempo, proporcionando conforto estético, alta capacidade de adaptação e a presença de um patrimônio duradouro para qualquer ambiente.

Quer descobrir quais móveis de madeira podem ser incluídos nos seus projetos? Acesse o site da Accord e conheça o nosso catálogo!

Compartilhe o artigo via:

Você pode gostar