Índice
ToggleA escolha do buffet para sala de jantar é um detalhe importante nos projetos arquitetônicos: é preciso levar em consideração aspectos como o espaço disponível, o estilo da decoração, os usos a serem dados para o móvel, o gosto pessoal dos donos da casa, entre outros.
Esse mobiliário contribui para o ambiente cumprir sua função de forma completa. Isso acontece porque ele adiciona funcionalidade, por possibilitar o armazenamento de itens que podem ser úteis ao contexto, como talheres e taças; atua como bancada de apoio em um momento de jantar; e, ainda, agrega valor estético ao ambiente.
Então, faz sentido investir um pouco do seu tempo para entender mais detalhes sobre a peça, como organizá-la, como mantê-la bonita por bastante tempo e, claro, conferir dicas criativas para tornar o buffet da sala de jantar mais criativo e funcional, certo?
Acompanhe!
Buffet para sala de jantar: entenda melhor sobe a peça
O buffet é um dos elementos mais multifuncionais de um projeto de design de interiores. Ele possibilita armazenar, setorizar e organizar objetos. Ao mesmo tempo, serve como superfície de apoio para colocar bebidas, copos, talheres ou outros que possam ser usados para, por exemplo, compor uma mesa posta.
Mas não somente: é possível usar buffets nas salas de jantar para, inclusive, separar adequadamente ambientes. É uma estratégia muito usada para delimitar a sala de jantar e a sala de estar, fazendo uma transição sutil entre os espaços.
Indo além de todos esses papéis funcionais, os buffets também são elementos decorativos importantes.
Como existem alternativas muito variadas, é possível encontrar modelos que agregam muito valor à decoração dos espaços, seja por apresentarem designs mais elaborados, serem exclusivos, ou por servirem como apoio para outros itens como vasos de flor e livros, por exemplo.
Dicas práticas para organizar seu buffet para sala de jantar
Com tantas vantagens e usos, os buffets que ficam em salas de jantar podem facilitar muito a rotina. No entanto, se não forem organizados de forma eficiente, pode acabar se tornando um “cantinho da bagunça”, desorganizado, confuso e disfuncional.
E ninguém quer que isso aconteça, principalmente na sala de jantar, espaço importante para confraternização em muitas residências, não é mesmo?
Com um pouco de planejamento e organização, é possível manter o buffet bem arrumado.
Veja nossas dicas:
Determine o que você precisa armazenar
É importante ter clareza sobre o que você pode armazenar no buffet. Isso ajudará no passo inicial, de escolha do tamanho e o estilo certo, mas também na organização feita no dia a dia.
Essa definição impedirá, por exemplo, que o móvel sirva para “esconder” aqueles itens que você não sabe onde armazenar.
Organize os objetos por categoria
Então, como sabe o que deve colocar ou não no buffet, é importante categorizar cada um dos objetos. Essa separação facilita muito a rotina, pois facilita encontrar o que você precisa com agilidade e praticidade.
É possível fazer essa organização com base em diversos critérios:
- Ocasião de uso (café da manhã, aniversários, jantares em família…);
- Frequência de uso (os mais usados ficam mais acessíveis);
- Tipo de item (pratos, talheres, copos, taças…);
- Cor; etc.
A escolha do melhor método depende dos itens que você possui, do espaço disponível no móvel e da sua rotina familiar.
Use organizadores
Organizadores podem ser gavetas, cestos, bandejas ou, até mesmo, caixas. Você pode escolher um desses elementos, ou uma combinação deles, para manter o buffet organizado e arrumado.
É importante considerar que os organizadores devem ser funcionais, ou seja, do tamanho e formato certos para separar os objetos que você possui, mas eles também fazem parte da sua decoração. Escolha-os cuidadosamente!
Faça limpezas regulares
Por fim, mas tão importante quanto as dicas anteriores, é manter o buffet limpo. Como nem sempre são móveis usados com frequência — muitas vezes armazenam itens que são usados esporadicamente —, é comum haver um certo acúmulo de poeira.
Entretanto, a conservação, durabilidade e beleza dos buffets das salas de jantar estão diretamente relacionadas à sua limpeza regular.
Não há um produto único ideal para limpar buffets, mas não deixe de escolher um que seja adequado ao material do móvel.
Buffet para sala de jantar pequena: soluções criativas e funcionais
Pode até parecer óbvio para muitas pessoas, mas não é raro encontrar espaços onde os buffets ocupam um espaço maior que deveriam. Isso por ser contornado por uma medida simples, que é a adequada medição do ambiente, bem como os outros elementos que fazem parte da sala de jantar.
Considere, além das medidas a serem ocupadas pelo buffet, o espaço da mesa, das cadeiras em uso, a circulação, luminárias de piso e quaisquer itens que façam parte do local.
Em salas de jantar pequenas, atente-se às recomendações para escolher o buffet certo:
- Separe com organizadores: nesses casos, a categorização se torna uma prática imperativa. Isso porque, sem os organizadores, existe uma grande chance do espaço ser mal-utilizado ou os itens ficarem sobrepostos e misturados;
- Avalie a altura do buffet: se não houver muito espaço horizontal, vale pensar nas possibilidades de buffet mais altos, para aproveitar ao máximo o espaço disponível;
- Observe as características do buffet: cada móvel tem configurações específicas, que incluem — ou não — gavetas, prateleiras abertas, portas e puxadores. Escolha aquele que possibilitar um melhor uso do espaço, considerando os objetos que serão armazenados.
Como incorporar espelhos na decoração com buffets
A preferência por espelhos na decoração de interiores tem crescido, e não é por acaso. As casas e apartamentos, especialmente em grandes cidades, estão cada vez menores. Em São Paulo, por exemplo, 76% dos lançamentos têm até 45 m².
Os espelhos fazem uma sala de jantar pequena parecer maior.
Essa escolha versátil e elegante proporciona luminosidade, espaço e profundidade aos ambientes, principalmente quando integrada aos buffets.
Ao refletirem luz natural ou artificial, os espelhos criam uma sensação de amplitude e, ao mesmo tempo, de sofisticação.
Esses elementos agregam benefícios estéticos muito significativos, favorecendo a percepção visual de um espaço maior em salas de jantar reduzidas e adicionando luminosidade, mesmo em locais que recebem pouca luz natural.
Para ampliar visualmente o espaço da sala de jantar, opte por espelhos grandes e horizontais, posicionando-os estrategicamente para refletir a luz natural ou paredes mais claras.
Cuidados e manutenção: conservando seu buffet por mais tempo
Um buffet pode ser um móvel que passa entre gerações se for bem conservado. O cuidado com o móvel não somente garante que ele agregará valor à sua sala de jantar, mas que manterá sua beleza por muito tempo!
Listamos, a seguir, os principais cuidados para garantir a manutenção do seu buffet para sala de jantar:
- Limpeza recorrente: use um pano macio e levemente úmido, ou com produtos específicos para o material do buffet, para remover poeira e sujeira superficial. Sempre evite produtos abrasivos ou com álcool na composição;
- Evite exposição direta ao sol: prioritariamente, posicione seu buffet longe de luz solar direta, ou use recursos como cortinas e persianas, para evitar danos causados pelo desbotamento;
- Proteja do calor e umidade: não coloque objetos quentes, como panelas, diretamente na superfície do buffet. Além disso, mantenha o ambiente com uma umidade equilibrada para prevenir deformações, descolamentos ou o surgimento de manchas. Se molhar, seque-o imediatamente;
- Manutenção do acabamento: siga as instruções do fabricante para garantir o polimento e o acabamento da peça por mais tempo;
- Cuidado com objetos cortantes: evite arranhar a superfície do buffet com objetos cortantes ou pontiagudos, ou seja, não deixe facas, tesouras ou canivetes próximos ao móvel. Além disso, é importante escolher bem os objetos decorativos a serem colocados sobre ele para prevenir riscos;
- Verificação estrutural: vez ou outra, verifique se há sinais de desgaste na estrutura, como pés tortos, parafusos soltos, etc. Corrija o que identificar imediatamente para evitar danos maiores.
Se você seguir essas dicas simples, certamente prolongará bastante a vida útil do seu buffet, mantendo-o como um elemento de destaque que atrai olhares na sua sala de jantar!
Transformando sua sala de jantar com os buffets da Accord!
Os buffets são móveis versáteis e estão entre os principais elementos de uma sala de jantar, pois podem ser usados para armazenar louças, taças, talheres, velas e outros objetos decorativos.
A Accord oferece modelos de buffets para atender às diferentes necessidades e estilos de decoração. Os buffets da Accord são fabricados com materiais de alta qualidade e acabamentos impecáveis, que garantem durabilidade, design exclusivo e, claro, bom gosto! Disponíveis nas linhas Horizon e Cascade.
Se está procurando um buffet de alta qualidade e design elegante, visite o site da Accord para entender por que os nossos buffets são a escolha perfeita para você!