Plafon: o que é, tipos e como usar na decoração

Plafon: o que é, tipos e como usar na decoração

Compartilhe o artigo via:

O plafon é uma luminária bastante diversa: está disponível em variadas cores e modelos, e pode funcionar bem em diferentes contextos.

Aqueles que ficam embutidos na parede garantem maior discrição na decoração. Os sobrepostos, no entanto, são de fácil fixação e podem proporcionar uma iluminação indireta que traz aconchego ao espaço.

Plurais nas suas formas, com luz difusa ou indireta e com temperaturas de cor quente ou fria: a verdade é que a variedade desse tipo de luminária pode representar inúmeras possibilidades a quem está elaborando um projeto de iluminação. 

O uso do plafon depende de diversos fatores, como o material de que é feito, seu formato e a temperatura de cor da lâmpada. 

Por isso, é necessário atentar-se às suas características para compreender o tipo mais adequado para cada contexto, já que cada um desses fatores colabora para transmitir diferentes sensações às pessoas que utilizam um ambiente.

Os plafons de madeira da Accord, por exemplo, podem ser encontrados tanto em tons mais claros ou escuros, em diferentes tipos de iluminação e formatos dos mais diversos, que harmonizam e trazem elegância e sofisticação a múltiplos ambientes. 

Sala de espera infantil, com mesas e bancos decorados, piscina de bolinhas e plafons Accord em verde, azul e rosa.
Arquiteta Pamela Aduati/ Foto: Emerson Leal

Quais os tipos de plafon?

A forma de instalar o plafon confere a essa luminária algumas características. Entenda as diferenças e avalie qual delas faz mais sentido no seu projeto!

Sobreposto 

O sobreposto é um tipo de plafon cujo corpo fica majoritariamente abaixo da linha do teto, portanto, predominantemente visível. 

Uma vantagem do plafon sobreposto é a valorização da sua forma, já que fica evidente, abaixo da estrutura do teto. Seja ele redondo, quadrado, retangular ou de outros formatos, é interessante harmonizá-lo com os diferentes objetos presentes na decoração.

Sala de estar decorada com fitas de LED e plafons da Accord.
Arquiteta Angélica Southier/ Foto: Vinicius Malagutti

Embutido

Os plafons embutidos podem ser mais discretos e chamam menos atenção na decoração.

Sua instalação é feita em um teto com forro em material que permita recorte, como o gesso. Isso causa um resultado uniforme, já que o fechamento do plafon se alinha com o restante da superfície. 

Diferentes opções de plafon para diversos ambientes! 

Os plafons oferecem uma ampla gama de opções de formatos para diferentes ambientes e estilos decorativos. Vamos conhecer alguns deles?

Plafons redondos 

Os plafons redondos podem servir como forma de “quebrar” a estrutura geométrica de outros objetos dispostos no ambiente, como camas, sofás ou mesas retangulares. Confira, por exemplo, o modelo Naiá ou o Frame.

Quarto decorado com plafon Accord.
Arquiteta Carolina Longo Oltramari/ Foto: Lucas Valencio

Plafons quadrados 

O plafon quadrado pode harmonizar com o teto e, se posicionado no centro, trazer a sensação de simetria ao projeto.

Com o uso da madeira, há a possibilidade de trazer elegância ao espaço, utilizando o modelo Clean da Accord, por exemplo.

Outros formatos de plafons

É possível encontrar plafons que possuem formatos mais livres e fluídos, como os modelos Balance, Physalis, KS e Orgânico, da Accord. 

Suas formas brincam com as linhas e curvas, resultando em designs sofisticados, contemporâneos e únicos, que concedem pontos de destaque à decoração.

Sala decorada com mesa de mármore e plafon Accord.
Studio A R Interiores/ Foto: Rita Bonanata

Quais as temperaturas de cor disponíveis nos plafons? 

No plafon e nos demais tipos de luminária, a temperatura de cor da lâmpada influencia nas sensações de quem frequenta o ambiente iluminado. Veja a seguir como funciona:

Luz quente

A luz quente, ou aquela com temperatura de cor mais baixa, transmite maior sensação de aconchego e relaxamento.

Com temperaturas que podem variar entre os 2.700 e 3.500K, ela é indicada para espaços em que a função principal esteja relacionada a essas sensações, como o quarto ou a sala de estar.

Luz fria 

Proporciona um efeito bastante diferente. Esse tipo de lâmpada com temperatura de cor mais alta é bastante utilizada em espaços de trabalho e estudo.

Isso porque transmite maior luminosidade para a realização de tarefas que exigem maior concentração ou clareza na visão, como trabalhar ou cozinhar. Sua temperatura encontra-se entre os 6.000 e 6.500K.

Como usar o plafon para iluminar os ambientes? 

O plafon pode ainda apresentar diferentes tipos de iluminação, como a difusa, a indireta ou a direta. Confira as diferenças entre cada uma.

Iluminação difusa 

Proporcionada por difusores que suavizam a iluminação, a luz difusa é bastante agradável aos olhos.

Plafons que emitem esse tipo de luz podem trazer ao ambiente elegância e um tom intimista, principalmente se possuírem um design sofisticado, como os modelos Naiá e KS

Experimente utilizá-los em espaços direcionados ao descanso, como o quarto ou a sala de estar. Com eles, é possível proporcionar aos usuários daqueles lugares uma experiência de tranquilidade e conforto.

Apesar de as luzes de cor quente serem indicadas nesse caso, as de cores frias também podem ser utilizadas. Tudo depende da iluminação pretendida e do gosto pessoal de quem frequenta o lugar.

Iluminação direta 

Os plafons com esse tipo de iluminação emitem a luz diretamente para o ambiente, irradiando os raios de luz para baixo. É o caso do modelo Plafon Accord Balance, por exemplo.

Em geral, isso confere ao espaço maior visibilidade. Por isso, são bastante utilizadas em cozinhas, escritórios e salas de jantar, espaços em que é necessária uma visão detalhada para cozinhar ou trabalhar.

Sala de estar decorada com sofá amplo e painel de TV com fitas de LED e plafon Accord.
Arquiteta Rachael Leal/ Foto: Raquel Campanate

Iluminação indireta

Na iluminação indireta, a luz é direcionada para uma superfície e ilumina o ambiente após refletida. 

Esse efeito pode ser alcançado com o uso de plafons sobrepostos, por exemplo, que possuem modelos os quais a luz emitida é direcionada para o teto.

Com ele, o espaço ganha uniformidade de luz, além de um tom mais aconchegante. Por isso, podem ser utilizados em varandas e quartos, ou espaços de longa permanência, como a sala de estar.

Decidindo pelo melhor plafon para um projeto de iluminação 

É preciso considerar o papel do plafon na iluminação do ambiente e na composição da decoração.

Isso significa entender que tipo de sensação será transmitida naquele espaço. Para contextos mais intimistas, por exemplo, a luz indireta e de temperatura de cor mais baixa pode ser uma boa escolha, apesar de isso não ser uma regra.

É necessário também analisar o objeto plafon, que possui diferentes formatos e pode ser composto pelos mais diversos materiais.

A madeira representa um grande aliado para quem procura sofisticação, e nesse material é possível encontrar modelos redondos, quadrados e com formas mais livres e fluídas; de luz direta, indireta ou difusa.

A versatilidade da luminária produzida com esse material está presente na diversidade dos modelos da Accord, que vão do Balance até o Frame, passando pelo Physalis e Orgânico.  

Por fim, é importante considerar a vivência do usuário em cada ambiente. O uso mais frequente do espaço por parte do usuário é o que deve prevalecer na definição da iluminação mais apropriada. Cada contexto tem sua particularidade, e a escolha do plafon também passa por esse fator.

Conheça os plafons da Accord

A Accord trabalha há mais de 25 anos com luminárias decorativas em madeira, com um design sofisticado e contemporâneo.

Os produtos da Accord, além de possuírem design inovador, utilizam o que há de melhor em termos de matéria-prima, traduzindo em produtos de qualidade ímpar, duráveis e confiáveis.

Conheça os modelos de plafon da Accord, que combinam elegância com personalização, e torne a decoração ainda mais especial!

* Capa: Arquiteta Melissa Martins/ Foto: Marcelo Stammer

Compartilhe o artigo via: