Qual a luminária de teto ideal para cada situação?

Qual a luminária de teto ideal para cada situação?

Compartilhe o artigo via:

A luminária de teto pode ter diversas funções na decoração de um ambiente. Com o uso adequado, ela é capaz de dividir espaços, destacar objetos ou até estimular sensações como foco ou relaxamento. Mas, para isso, é necessário saber utilizá-la em seu projeto.

Primeiramente, você deve entender qual efeito deseja causar com a iluminação, ou seja, qual é a função que a luminária cumpre naquele ambiente. 

Depois, ainda é importante considerá-la como um objeto que, para além de seus efeitos de iluminação, é decorativo. Por isso, é interessante que ele esteja em harmonia com os demais elementos daquele espaço.

Se você determinou um estilo de decoração para o ambiente em que está trabalhando, como industrial ou clássico, o design da sua luminária também se relaciona com esse aspecto.

Nesse caminho, surgem algumas dúvidas comuns, especialmente no que diz respeito ao tipo de luminária de teto a ser escolhida e como trabalhá-la em cada contexto. Se esse é o seu caso, confira as dicas a seguir!

Quais os principais tipos de luminária de teto? 

Existe uma grande variedade de luminárias de teto disponíveis no mercado. Conheça os tipos mais comuns:

Pendente 

Esse tipo de luminária é caracterizada por estar suspensa, afastada do teto o bastante para se notar que está pendurada. O pendente pode ou não ser um lustre.

Um uso bastante comum para os pendentes é o de criar focos de luz nos ambientes ou ainda direcionar a atenção para determinados pontos.

Isso acontece, por exemplo, na sala de jantar, onde é comum encontrar um pendente que destaque a mesa de refeições.

No entanto, os pendentes são bastante versáteis, e podem estar presentes em diversos espaços da casa. Você pode utilizá-los para evidenciar a bancada da cozinha ou uma mesa de estudos. 

O Accord KS e o Accord Cilíndrico são bons exemplos de pendentes com diferentes tamanhos que possibilitam a criação de focos de luz no ambiente.

Esse tipo de luminária merece uma atenção especial, já que chama bastante atenção na decoração. Escolha um modelo cujo design e cores harmonizem com o estilo do projeto.

Sala de jantar decorada com mesa redonda e pendente da Accord.
Arq. Ana e Yasmin/ Foto: Artur Pretto

Plafon 

Esse tipo de luminária está presente em diferentes formas. O plafon pode ser embutido no teto ou sobreposto ao forro, por exemplo, o que confere a ele maior ou menor destaque na decoração do ambiente.

Ele também pode proporcionar ao espaço diferentes tipos de iluminação: direta, indireta ou difusa.

Por isso, pode ser trabalhado conforme os seus objetivos: para ambientes que proporcionam maior sensação de aconchego, por exemplo, a iluminação indireta pode ser uma boa escolha.

Em projetos minimalistas, por outro lado, o plafon embutido pode harmonizar com o restante da decoração. Se o seu objetivo, no entanto, for exatamente chamar a atenção para o ponto em que ele está localizado, experimente utilizar uma peça sobreposta e com um design bem trabalhado.

Algumas opções de modelos diferenciados são o Balance e o Physalis, ambos trabalhados em madeira e com designs únicos.

Sala de espera infantil com mesas e bancos decorados, piscina de bolinha e plafons Accord nas cores azul, verde e rosa.
Arq. Pamela Aduati/ Foto: Emerson Leal

Luminária embutida 

Mais minimalista de todas as formas de iluminação, a luminária embutida costuma aparecer de forma discreta na decoração. Ela é inserida no forro ou, mesmo quando exposta no teto, aparece de forma pequena.

O que chama a atenção, nesse caso, é a própria luz. Por isso, é fácil combiná-la com diferentes projetos, e ela funciona particularmente bem em banheiros, salas de estar e quartos.

Trilhos e spots 

Quer direcionar a luz para determinado ponto de um ambiente? Talvez o spot seja a melhor alternativa para o seu projeto.

Ele pode ser instalado sozinho ou em trilhos, e ajuda a valorizar certos espaços e objetos. 

Por que definir um estilo de decoração antes de escolher a luminária de teto? 

Pendente, plafon, lustre ou spot: todos esses tipos de luminária estão disponíveis em diversos estilos e designs, que agradam a todos os gostos e atendem às necessidades de cada projeto.

É preciso saber harmonizar: em um estilo mais clean, por exemplo, uma luminária de teto pode ser o ponto focal, e complementar a decoração do ambiente.

Sala de estar iluminada com luz natural, decorada com sofás, bancos, mesas e banquetas, e pendente da Accord no centro.
Foto: Ângelo Borba

O que considerar ao escolher uma luminária de teto? 

Alguns fatores vão fazer toda a diferença na hora de escolher a luminária de teto ideal para o seu projeto. Confira alguns deles:

Harmonia com o estilo escolhido

Seja moderno, clássico ou industrial, é interessante que o estilo do seu projeto esteja refletido na luminária escolhida. 

Isso significa atentar-se ao material, design e cores do objeto escolhido. Uma mesma luminária de madeira, por exemplo, pode apresentar tanto um estilo mais minimalista como também moderno.

Objetivo da luminária de teto 

Além de pensar no estilo de decoração que deseja seguir, pense na intenção da luminária: você deseja difundir a luz pelo ambiente ou focá-la em pontos específicos?

A iluminação pode ter diversas funções em um ambiente, como iluminar diretamente, demarcar espaços ou formar uma composição.

Para cada um desses objetivos, é possível encontrar uma luminária de teto que possa se adequar melhor ao projeto. Por exemplo, os spots são excelentes em criar focos de luz, assim como os pendentes, que, além disso, também demarcam bem os espaços.

Ambiente em que vai ser colocada

Ambientes diferentes têm usos diferentes e, por isso, pedem por iluminações específicas

A cozinha, por exemplo, requer luzes mais focadas para o preparo dos alimentos, enquanto um quarto de bebê pede por uma iluminação mais calma e aconchegante.

Outros, como o banheiro, podem mesclar diferentes tipos de iluminação: mais direcionada na região do espelho, usada para barbear-se e maquiar-se, e indireta em espaços de relaxamento, como a banheira.

Quarto amplo com cama, mesas de centro e móvel de apoio, iluminado por plafons, fitas de led e pendentes da Accord.
Arq. Nídia Duarte/ Foto: Daniel Mansur

Dicas para escolher a luminária de teto ideal 

Para pensar na iluminação de um ambiente, é importante estar atento ao seu uso. Confira algumas dicas para não errar na hora de planejar cada local!

Sala de jantar

Aqui, o grande destaque vai para a mesa de refeições, que pode ser iluminada com lustres ou pendentes logo acima dela. Os spots também podem funcionar na composição com a iluminação principal.

Dê preferência a lâmpadas de luz quente, que transmitem conforto ao ambiente, e mantenha o pendente a uma altura que não atrapalhe as pessoas que estiverem sentadas, com uma distância de cerca de 70 centímetros a um metro de distância do tampo da mesa.

Sala de estar 

Quer trazer aconchego ao ambiente? Priorize a iluminação indireta e lâmpadas de luz quente. Se optar por luminárias de teto, os plafons são uma boa escolha, já que estão disponíveis em grande variedade de modelo e tipo de iluminação.

Também é necessário avaliar as atividades mais realizadas no ambiente. Se você costuma ler na sala de estar, por exemplo, considere o pendente, sobretudo em salas com o pé direito alto. Para criar um canto de leitura, instale de forma que separe uma área da sala para este fim.

Leia também: Pé-direito e iluminação: como adequar as luminárias?

Quarto

O quarto é um espaço para relaxar. Por isso, o ideal é apostar em uma iluminação mais acolhedora, com luzes difusas e indiretas. 

Os pendentes podem ser uma alternativa aos abajures e arandelas para os momentos de leitura antes de dormir, se utilizados sobre a mesa de cabeceira ou sobre uma bancada para os estudos.

Cozinha

Para enxergar bem os alimentos na hora de cozinhar, a iluminação da cozinha deve ser mais funcional. Considere o plafon, que distribui luz por todo o ambiente e garante uma iluminação uniforme, evitando o cansaço da vista. 

Para uma iluminação focal na bancada da cozinha onde se realizam refeições, por exemplo, as luminárias de teto pendente são uma boa escolha, pois garantem estilo na decoração e demarcam o espaço.

Os pendentes Fuchsia e Cilíndrica, da Accord, são duas opções que garantem mais sofisticação e destaque à cozinha.

Banheiro

Seja para tomar banho, se barbear ou fazer a maquiagem, a claridade aqui é fundamental. Nesse caso, luminárias de teto pendentes ou LEDs podem ajudar a destacar espelhos e nichos.

Simultaneamente, o banheiro pode ser também um espaço de descanso, principalmente com uma banheira no local. Para tornar aquele momento após um longo dia ainda mais relaxante, adote uma iluminação difusa, mais suave e com luzes neutras, que pode ser colocada em prática com o plafon.

Quarto de bebê

De todos os ambientes, este deve ser o mais tranquilo, acolhedor e confortável. Para isso, invista em pontos de luz suaves e dimmers rotativos que regulem a intensidade da iluminação.

Os spots com iluminação indireta ou até luminárias infantis são uma possibilidade que facilita na hora de dormir das crianças.

Banner Modelos de luminária de teto Accord

Escolha a melhor luminária de teto para o seu projeto na Accord

Há diversas possibilidades de luminária de teto, conforme o ambiente que vai ser decorado, o material desejado e o estilo escolhido.

A Accord trabalha há mais de 25 anos com luminárias decorativas com um design sofisticado e contemporâneo.

Os produtos da Accord, além de possuírem design inovador, utilizam o que há de melhor em termos de matéria-prima, traduzindo em produtos de qualidade ímpar, duráveis e confiáveis.

Conheça os nossos modelos de luminárias de teto e escolha o melhor para o seu projeto.

Compartilhe o artigo via:

Você pode gostar