Como decorar o ambiente com um abajur?

Como decorar o ambiente com um abajur?

Compartilhe o artigo via:

Quando pensamos num ambiente aconchegante, uma das primeiras imagens que vêm à nossa mente é de uma poltrona com um abajur e um bom livro, numa tarde fria de domingo.

É preciso, no entanto, saber utilizar esse elemento tão poderoso da iluminação: quais são os modelos indicados para cada uso? Qual é o melhor tipo de lâmpada? Para entender mais sobre esse tipo de luminária, continue conosco neste artigo!

Quais os benefícios de optar pela iluminação com abajur? 

Seja no quarto, na sala de estar ou de jantar, o abajur pode colaborar para a construção de um ambiente propício para o descanso, ou para a longa permanência.

Isso porque eles, de modo geral, possuem elementos que impedem o contato visual direto com a fonte luminosa, e, quando aplicados da maneira adequada, geram uma luz difusa e suave. Esse tipo de iluminação proporciona uma sensação de conforto para os olhos, transmitindo calma e relaxamento. 

Além disso, o abajur está disponível em diversos modelos e designs, e fica bem em praticamente todos os estilos de decoração, do boho ao minimalista. O abajur é, afinal, um elemento capaz de trazer beleza e conforto à sua casa.

Quais os principais modelos de abajur? 

De mesa, com cúpula ou sem, há diversos modelos de abajur que podem harmonizar com o estilo do seu projeto. 

O abajur é uma ótima escolha para complementar outros itens do quarto, principalmente se for utilizado para iluminar um espaço destinado a uma atividade específica, ao lado da cama ou em uma bancada de estudos.

O abajur de mesa pode, ainda, servir como iluminação complementar em ambientes maiores, como a sala de estar, e proporcionar maior conforto aos moradores.

O modelo Dot da Accord, por exemplo, é um objeto de decoração que chama a atenção.

Mesa de cabeceira com itens de decoração e abajur Accord.
Guilherme Chagas

Qual a melhor temperatura de cor para usar em um abajur?

O abajur é um dos tipos de luminária que, quando utilizado, pode criar uma atmosfera aconchegante e intimista. Na hora de definir a lâmpada, o recomendado é escolher a temperatura de cor conforme a finalidade do abajur.

Para potencializar ainda mais o clima de aconchego, invista em lâmpadas de luz quente, aquelas com temperatura de cor entre 2.700K e 3.500K. Ela ajuda a criar um ambiente acolhedor.

A lâmpada de luz fria é mais indicada para atividades que exigem concentração, como no ambiente de trabalho. Para estudos, tarefas ou leituras prolongadas, optar pelo abajur com uma lâmpada de luz fria será mais adequada, para manter o usuário desperto por mais tempo.

Sala decorada com poltronas e banco em couro e mesa lateral com abajur Accord.
Arq. Fernando Piffer/ Foto: Ana Paula Zago

O que considerar ao escolher um abajur? 

Antes de investir em um bom abajur, há alguns aspectos a se considerar. Pense, por exemplo, no espaço disponível e no tamanho da luminária que você pretende utilizar. 

Tamanho do abajur e espaço disponível

Considere o tamanho do abajur em proporção ao espaço que você tem disponível no seu ambiente. 

Em casos de mesas de cabeceira, escrivaninhas ou outros mobiliários de apoio, é necessário reservar um espaço para o objeto.

No quarto, o melhor é optar por aqueles menores, que caibam na mesa de cabeceira. É o caso do Sfera.

Se você não possuir uma mesa de apoio para um abajur, a arandela pode ser uma opção mais interessante, já que fica fixada na parede e ocupa menos espaço.

Claro que isso não é uma regra, e tudo deve ser avaliado conforme os gostos e necessidades dos moradores da casa.

Modelo e design

Abajures com a cúpula translúcida emitem uma luz mais difusa e suave. Modelos com outros designs, por sua vez, podem trazer formatos que transmitem diferentes jogos de luz e sombra para o ambiente.

Considere o estilo da sua decoração e opte por um modelo que combine com o restante do ambiente. Para além da iluminação, os abajures são objetos de decoração e compõem a beleza do espaço.

Material

Os abajures podem ser produzidos com base em uma infinidade de materiais diferentes, como madeira, metal, alumínio, cerâmica ou até tecido.

Os abajures de madeira podem assumir formas distintas, dependendo do seu design. A Accord oferece uma boa diversidade deles, como o Stecche di Legno ou o Facetado.

Mesa de cabeceira com abajur da Accord ao lado de coluna da Accord.
Guilherme Chagas

Estilo 

É interessante escolher um abajur que harmonize com a composição do restante da decoração do ambiente. Se o seu estilo é moderno, por exemplo, você pode optar por modelos mais minimalistas, com cores neutras e linhas retas ou curvas.

Abajures de madeira podem ajudar nesse sentido. Considere o Nostalgia ou o Sfera, da Accord. 

No quarto de bebê, por outro lado, há maior liberdade para utilizar peças que remetam ao universo lúdico.

Finalidade

Seu abajur servirá como fonte de luz na mesa de estudos? Ou como complemento da iluminação da sala de estar? 

Tudo isso importa muito na hora de escolher o abajur ideal para o seu projeto. Diferentes finalidades envolvem diferentes modelos, temperaturas de cor da lâmpada ou ainda tamanhos a serem utilizados.

Sala de estar decorada com aparador, mesa de centro, sofá e mesa lateral com abajur da Accord.
Arq. Solange Bacilla/ Foto: Solange Bacilla

Como decorar um ambiente com um abajur? 

Com opções de modelos em diversas cores, estilos e materiais, o abajur é um objeto bastante versátil. 

No quarto de bebê, por exemplo, há a possibilidade de optar por um modelo lúdico, que conversa com o ambiente em que ele está inserido.

Para a sala, em geral, você pode optar por um abajur de mesa, que pode ficar apoiado sobre o mobiliário de apoio.

O abajur é menos comum na sala de jantar, mas ainda pode funcionar bem se disposto no buffet ou sobre alguma mesa lateral. 

Banner modelos de abajur da Accord

Conheça os abajures de madeira da Accord

Após conhecer um pouco sobre a decoração com abajures, garanta que o seu projeto possua modelos únicos, sofisticados e contemporâneos.

É o caso das luminárias da Accord, que há 25 anos produz designs elegantes em madeira. São objetos que contam histórias, e combinam o que há de mais especial das técnicas de artesanato à mais alta tecnologia. 

Conheça os modelos de abajur da Accord e torne a decoração da sua casa ainda mais especial!

Compartilhe o artigo via:

Você pode gostar