Salão amplo de restaurante com piso de madeira e luminárias da Accord

Iluminação de restaurante: o que considerar no projeto?

Compartilhe o artigo via:

Criar uma boa iluminação de restaurante pode influenciar diretamente a percepção dos clientes, destacar elementos e contribuir para uma experiência gastronômica memorável.

Para isso, um projeto de luminotécnico bem elaborado leva em consideração diversos fatores, como a escolha das luminárias, a intensidade da luz e a distribuição dos pontos de iluminação.

Continue a leitura para descobrir como planejar a iluminação ideal para o seu projeto de restaurante e encantar seus clientes!

A importância da iluminação adequada em restaurantes

A iluminação em restaurantes é um elemento que pode transformar a experiência dos clientes e a funcionalidade do espaço, já que ela influencia na percepção do ambiente, no conforto visual e até mesmo no apetite dos usuários.

Além de contribuir para a estética, a iluminação também afeta o modo como o trabalho é exercido no espaço. Em áreas como a cozinha e o bar, por exemplo, uma luz clara, fria e bem distribuída é importante para garantir a segurança e a praticidade do trabalho diário.

Já nas áreas de refeições, uma luz mais suave e quente pode criar um ambiente relaxante e deixar o clima mais agradável para casais, amigos e familiares apreciarem o momento com tranquilidade.

Tipos de iluminação para diferentes áreas

Cada área do restaurante possui determinadas necessidades de iluminação que precisam ser cuidadosamente planejadas para criar um espaço confortável.

A seguir, vamos entender os diferentes tipos de iluminação necessários para as principais áreas do restaurante. Acompanhe! 

Recepção

A recepção é o ponto de contato inicial dos clientes com o restaurante e, é por isso que a iluminação desse espaço deve ser aconchegante, para gerar uma boa primeira impressão.

Luzes suaves e quentes criam uma sensação de hospitalidade e podem ser usadas para destacar texturas, materiais e outros elementos arquitetônicos.

Para isso, luminárias pendentes sofisticadas ou arandelas podem servir como pontos de interesse visual e serem usadas na área do balcão e complementadas com luzes embutidas no teto, que permitem uma iluminação geral mais agradável.

Além disso, é importante equilibrar a intensidade da luz para evitar sombras exageradas ou áreas muito escuras, que causam desconforto.

Mesas

Na área de mesas, é interessante que a iluminação proporcione um ambiente confortável e seja pensada para oferecer a melhor experiência para o cliente.

Desse modo, pendentes com foco direcionado sobre as mesas criam uma sensação de intimidade e permitem que os pratos e bebidas sejam vistos com clareza, sem criar ofuscamento.

A altura dessas luminárias precisa ser ajustada para manter a proximidade, sem prejudicar a circulação ou ser uma barreira visual no ambiente. Também é importante considerar a temperatura de cor da luz, buscando opções mais quentes, que favorecem o relaxamento.

Bar

O bar é uma área que pode se beneficiar de uma iluminação dramática e destacada para realçar materiais como madeira ou mármores translúcidos, por exemplo.

Para criar um efeito ainda mais interessante, combinar pendentes sobre o balcão ajudam a complementar a estética do espaço.

Além disso, a iluminação ajustada na área dos assentos garante conforto visual para os clientes, e gera uma experiência agradável durante o tempo de permanência no local.

Cozinha

Na área da cozinha, a iluminação precisa ser bem distribuída para garantir um ambiente funcional e seguro. Assim, as luminárias embutidas no teto ajudam a distribuir a luz de maneira uniforme, garantindo claridade suficiente nas superfícies de trabalho.

Nesse caso, a temperatura de cor fria é mais recomendada, pois ajuda a melhorar a visibilidade e a concentração e pode ser complementada com luminárias de LED com alto Índice de Reprodução de Cor (IRC), que vão ajudar a destacar os ingredientes e utensílios com mais nitidez, facilitando o preparo dos pratos.

Por fim, é importante ter luzes direcionadas sobre áreas específicas, como bancadas de corte e preparo, para eliminar sombras e garantir precisão nas atividades.

Interior de restaurante com temática praiana com pendentes Accord sobre as mesas
Arq. Taliana Cabrera/ Foto: Fellipe Lima

6 critérios importantes para criar um projeto de iluminação de restaurante

Ao criar um projeto de iluminação para bares e restaurantes, é preciso considerar alguns critérios para garantir um ambiente confortável, seguro e funcional. Confira, a seguir, o que levar em conta no planejamento.

Temperatura de cor

As sensações que o ambiente transmite são influenciadas pela temperatura de cor das lâmpadas. Luzes mais quentes, com temperaturas entre 2700K e 3500K, são recomendadas para áreas onde se deseja criar um ambiente mais aconchegante, como áreas externas, mesas e o bar.

Para áreas como a cozinha, bancada de drinks e áreas de serviço, onde a visibilidade é importante e a luz baixa afeta qualidade do serviço, as luzes mais frias, acima de 4500K, são mais apropriadas.

Índice de reprodução de cor (IRC)

O IRC é uma medida que mostra a capacidade de uma lâmpada reproduzir as cores de maneira fiel. Quanto mais alto esse valor, maior é a exatidão.

Desse modo, fontes luminosas com IRC acima de 80 são recomendadas em áreas onde a apresentação dos alimentos é importante, como a cozinha e a área de mesas, para garantir que as cores sejam vistas de forma natural e atraente.

Distribuição da luz

Durante a elaboração do projeto luminotécnico, a distribuição da luz deve ser planejada para evitar sombras inapropriadas e garantir uma iluminação uniforme.

Para isso, considere usar pendentes para uma luz focada na área de mesas, e luzes indiretas nas paredes ao redor, para suavizar o ambiente. Já nas áreas de trabalho, a iluminação deve ser distribuída estrategicamente para não prejudicar a funcionalidade do espaço.

Economia de energia

A escolha de lâmpadas de baixo consumo energético, como LEDs, contribui para a sustentabilidade do projeto, reduzindo os custos com energia.

Além de serem mais duráveis, esse modelo pode ser encontrado em diversas temperaturas de cor e com alto IRC, o que faz com que sejam uma escolha versátil.

Integração com a decoração

Se você deseja um ambiente harmônico, a iluminação deve ser pensada de forma que complemente e realce a decoração do restaurante com equilíbrio.

Para isso, luminárias decorativas, como pendentes, podem criar pontos de interesse, destacando elementos importantes, enquanto arandelas e luminárias de piso suavizam áreas de maior peso visual. 

Segurança e conforto

Para garantir a segurança e o conforto em áreas de circulação, como corredores e escadas, a iluminação deve ser clara e bem distribuída para evitar acidentes.

Além disso, ela deve minimizar o ofuscamento e garantir o conforto visual dos clientes, proporcionando uma experiência agradável durante a refeição e o tempo de permanência no restaurante.

Interior de restaurante com mesa de buffet em primeiro plano e plafon Accord sobre as mesas
Designer Int. Deusicleia Horta/ Foto: Osvaldo Rafael Castro Fernandez

Transforme o projeto do seu restaurante com luminárias Accord!

Uma iluminação para restaurante feita de forma estratégica proporciona uma experiência única para os visitantes. Ao combinar conforto e estilo, é possível criar espaços versáteis, que ganham mais vida com a escolha certa de lâmpadas e luminárias.

Se você procura soluções para transformar seus projetos de restaurante com uma iluminação que valoriza cada detalhe, está no lugar certo! Na Accord Iluminação, você encontra diversas opções que vão contribuir para criar ambientes que transmitem satisfação e proporcionem uma ótima experiência.  

Acesse nosso site e veja como podemos deixar seus projetos ainda mais especiais!

Compartilhe o artigo via:

Você pode gostar