Pendente: tipos e altura ideal de instalação

Pendente: tipos e altura ideal de instalação

Compartilhe o artigo via:

Utilizado em diversos contextos, o pendente é um tipo de luminária que fica pendurado, suspenso e afastado do teto. Mas você sabe utilizá-lo da melhor forma?

Continue lendo este artigo para entender a melhor maneira de posicioná-lo e como escolher o modelo mais adequado ao seu projeto!

Como as luminárias pendentes podem agregar valor à decoração? 

Alguns pendentes carregam uma beleza estética indiscutível, e se destacam no ambiente. Configuram verdadeiras obras de arte.

Combinado com o fator de que esse objeto costuma estar em um lugar de destaque no espaço, dispostos acima da mesa ou de algum ponto para o qual se queira chamar a atenção, eles podem transformar a decoração de ambientes.

Decorações mais simples ou minimalistas, por exemplo, podem receber um pendente com mais detalhes, que lhes garanta maior sofisticação e equilíbrio na composição final.

Sala de jantar com pendentes de madeira Accord
Arq. Sara Bevilaqua Hister/ Foto Michel Correa

Os diferentes tipos de pendentes e quando utilizá-los 

Os pendentes podem ser dispostos de diferentes maneiras nos projetos de interiores. Confira alguns exemplos:

Luz de leitura

Uma possibilidade para o uso do pendente é criar diferentes ambientes em um mesmo espaço. Nesse sentido, ele pode ser utilizado para delimitar um canto de leitura no quarto ou até na sala de estar, por exemplo.

O ideal é que a iluminação esteja disposta a uma altura de cerca de 50 cm do livro, com uma intensidade intermediária. Assim, não é tão forte que incomode os olhos e nem tão fraca que impossibilite a leitura. 

Os dimmers podem ajudar nesse quesito, já que oferecem a opção de regular a intensidade da luz. 

Opte por modelos de pendentes com tamanhos proporcionais à área do seu espaço de leitura. Eles devem garantir uma iluminação dirigida, neste caso downlight, e evitar fazer sombras que atrapalhem o momento de concentração.

Iluminação de canto

A iluminação de canto pode ser utilizada para diferentes finalidades. Para que ela seja efetiva, é necessário entender as suas necessidades e que tipo de atividade será realizada ali.

Algumas dicas relacionadas ao canto de leitura também podem ser úteis para esse caso. Entre elas, opte por tamanhos de pendentes proporcionais à área que você pretende destacar. 

Por fim, considere a funcionalidade desse espaço. Será um canto de descanso? De estudo? Ou funcionará para destacar algum objeto especial da sua decoração?

Iluminação geral

Apesar de ser bastante eficiente iluminando objetos ou até delimitando ambientes em um mesmo espaço, os pendentes também são bastante utilizados para a iluminação geral de um contexto.

Quando ele tem esse propósito, há a necessidade de distribuir a luz por uma área ampla. Isso pode ser realizado a partir de uma cúpula vazada ou translúcida, para que a propagação da luz seja maior.

Outra possibilidade é combinar diferentes luminárias menores que iluminem pontos específicos do ambiente.

Iluminação de mesa de jantar 

Neste caso clássico, a função do pendente é iluminar a mesa de refeições, importante espaço de confraternização na casa.

Para que a luz chegue a esse objeto, é importante que a luminária esteja alinhada a ele, e não à sala de jantar. Por isso, considere onde os móveis estarão dispostos antes de começar a instalação.

Também é necessário considerar o tamanho da mesa e o seu formato. Em mesas redondas e menores, um pendente talvez seja suficiente. 

Nas retangulares e maiores, é provável que você tenha de utilizar mais de um pendente. Outra possibilidade é optar por um pendente de tamanho maior, de formato comprido, como o pendente Accord Sfera

Iluminação de bancada da cozinha

A luminária pendente também pode estar disposta sobre a bancada da cozinha, garantindo destaque a esse ponto do ambiente.

É necessário um cuidado para que a luminária não seja instalada de forma com que a luz incida diretamente no rosto do usuário sentado à bancada, e sim para baixo.

A quantidade de pendentes necessária pode variar conforme o tamanho da bancada e do ambiente. Em cozinhas menores, é aconselhável utilizar pendentes proporcionais ao contexto. 

Por fim, considere também modelos de fácil limpeza e manutenção, já que esse ambiente costuma acumular sujeira e gordura dos alimentos, e precisa ser limpo com maior frequência.

Cozinha com península e pendentes Accord
Arq. Jéssica Schervinski

Qual a altura ideal para instalar o pendente? 

A altura da luminária depende do local em que ela estiver disposta. Na mesa de jantar, por exemplo, é recomendado que ele esteja a uma distância de 140 a 150 cm entre o chão e o pendente, ou de 70 a 90 cm entre o pendente e o tampo da mesa.

Já na sala de estar, o ideal é que haja 150 a 170 cm entre a cúpula e a mesa de centro, ou 30 a 50 cm entre a cúpula e a mesa lateral.

Na cozinha, por sua vez, ele deve estar a uma distância de 200 cm entre a luminária e a pia ou mesa de apoio ou, no caso de uma mesa de refeição no ambiente, essa distância deve ser de 70 a 100 cm do pendente.

O pendente pode ainda estar disposto no quarto, normalmente acima da mesa de cabeceira. Nesse caso, a distância do móvel para a luminária deve ser de 30 a 50 cm.

Por fim, em corredores e áreas livres, o recomendado é que se mantenha uma distância de 200 a 210 cm entre a cúpula e o chão.

É importante ressaltar que essas dicas são uma referência base, e não uma regra definitiva. Deve se avaliar o fluxo das pessoas no ambiente, as funcionalidades do espaço, os eixos visuais e demais elementos de composição antes de instalar os pendentes.

Cama de casal com almofadas e pendente Accord
Arq. Andressa Vargas – Foto Samuel Izaias Alves

Dicas para escolher e decorar o ambiente usando uma luminária pendente 

Ficou interessado em adotar o pendente em seu projeto de decoração? Confira algumas dicas e utilize esse tipo de luminária da melhor forma possível!

Analise a função do pendente no ambiente

O primeiro passo para utilizar o pendente em seu projeto é entender qual é o objetivo dessa luminária no ambiente em que vai ser utilizada.

Ela pode, por exemplo, iluminar todo o espaço, delimitar um canto de leitura no quarto ou iluminar a mesa de jantar.

Esses fatores afetam o melhor tipo de pendente a ser utilizado, assim como a forma em que ele deve ser disposto.

Em pendentes que se proponham a iluminar todo um ambiente, por exemplo, é comum utilizar uma cúpula translúcida, que permite que a luz se espalhe pelo espaço. 

Se, por outro lado, ele cumprir o papel de iluminar um canto de leitura, um modelo de cúpula fechada, downlight, pode ser mais apropriado. Esse modelo oferece uma iluminação mais focada, que permite mais detalhamento para realizar tarefas. O pendente Accord Cônico pode ser uma boa opção.

Ainda há a possibilidade de usar o pendente para destacar algum móvel ou objeto, como acontece na mesa de jantar. Nesse caso, considere modelos mais fechados ou direcionados. 

Defina o estilo do pendente

É importante que o design do pendente esteja em harmonia com o tipo de decoração adotado no projeto. 

Para isso, considere não apenas o estilo de decoração adotado, mas também o destaque que você deseja dar a esse objeto na composição daquele ambiente.

Escolha a temperatura de cor mais adequada

Quando o tipo de pendente e a sua disposição no espaço já estiverem definidos, é necessário ainda decidir a temperatura de cor da fonte luminosa.

Esse é um fator muito importante no projeto de iluminação de um ambiente, já que diferentes temperaturas de cor podem proporcionar diferentes sensações às pessoas que frequentam um espaço.

A lâmpada com luz branca, ou de temperatura de cor mais alta, é bastante utilizada em ambientes mais funcionais, como escritórios.

A luz amarela, ou de temperatura de cor mais baixa, por outro lado, é mais acolhedora e proporciona um ambiente mais confortável. Por isso, é mais indicada para ambientes de longa permanência e de descanso, como os quartos ou para a sala de estar.

Certifique-se do alinhamento da luminária 

Apesar das qualidades apontadas acima, o pendente deve estar bem posicionado no ambiente para garantir a sua eficiência.

Isso significa garantir que ele esteja alinhado com o local onde é colocado e com o seu propósito no projeto.

Portanto, se você vai colocá-lo sobre uma mesa de jantar, o pendente deve estar acima desse objeto. O mesmo vale para um canto de leitura, a bancada da cozinha ou em outros tipos de iluminação.

Conheça os pendentes de madeira da Accord

Há mais de 25 anos, a Accord trabalha com design sofisticado e contemporâneo de luminárias decorativas em madeira. São modelos únicos, de trabalho manual, que contam uma história.

Conheça os modelos de pendentes da Accord, que combinam técnicas de artesanato à mais alta tecnologia e torne o seu projeto ainda mais especial!

Compartilhe o artigo via: