Luminária de mesa é só para leitura? Confira dicas de usos

Luminária de mesa é só para leitura? Confira dicas de usos

Compartilhe o artigo via:

É comum, quando pensamos na luminária de mesa, associarmos esse objeto com momentos de leitura em uma poltrona ou na cama, quando relaxamos antes da hora de dormir.

Esse tipo de luminária, no entanto, pode ser utilizado para diferentes atividades e em diferentes ambientes da casa. Ele pode estar presente na hora de trabalhar ou de estudar, e pode servir até como forma de complementar a iluminação principal de um ambiente.

Há diferentes tipos de iluminação e de luminárias que favorecem diferentes propósitos. Saiba a seguir como utilizar sua luminária de mesa de forma versátil e como escolher o modelo ideal para você!

Abajur Accord em mesa lateral ao lado da cama
Guilherme Chagas

A luminária de mesa só serve para os momentos de leitura? 

Na sala ou no quarto, ela pode ajudar a construir um ambiente aconchegante, de iluminação indireta. Afinal, ligar alguns abajures causa uma sensação muito diferente de acender todas as luzes do espaço.

Isso faz com que funcione muito bem em quartos de bebê, em que o adulto utiliza para cuidar da criança, mas não quer acordá-la. 

Se você tem pouco espaço na sua casa, ela também pode ser uma boa opção. Diferentemente das luminárias de piso, que ocupa um certo espaço no ambiente, a luminária de mesa pode ficar disposta sobre uma cômoda, prateleira ou outros objetos. Isso faz com que ela ocupe pouco espaço e amplie suas possibilidades de uso.

Sugestões de tipos de iluminação para usar com a sua luminária de mesa 

As luminárias de mesa funcionam muito bem quando utilizadas para tarefas específicas, com iluminação direta, ou para complementar a iluminação de ambientes, com a iluminação indireta. 

Conheça um pouco sobre cada um desses tipos de iluminação.

Iluminação de tarefa

É aquele tipo de iluminação pensada para a execução de alguma atividade, que geralmente é manual. Preparar um alimento na bancada da cozinha, estudar na escrivaninha do quarto ou se maquiar no espelho do banheiro: tudo isso requer iluminação de tarefa.

A luminária de mesa é um exemplo clássico de objeto para esse fim. Afinal, ela pode ser disposta em diversos lugares e costuma ter a luz focada para uma direção, o que contribui para a visibilidade e a atenção.

Iluminação direta

Quando a luz é voltada diretamente para um ponto específico, damos o nome de iluminação direta. Um exemplo clássico é a iluminação de destaque, quando o objetivo é evidenciar algum objeto ou ambiente.

Nesse caso, a luminária de mesa pode contribuir para chamar a atenção para espaços da sala, do quarto ou de uma determinada área. 

Iluminação indireta

Pode ser menos usual, mas há luminárias de mesa que produzem iluminação indireta. Isso significa que elas direcionam a luz sobre uma superfície, e depois ela se reflete no ambiente.

Apesar de não serem as mais indicadas para o trabalho ou o estudo, já que oferecem menor visibilidade, podem ser usadas com outros propósitos.

A iluminação indireta pode ser uma boa escolha se você deseja, por exemplo, complementar a iluminação principal de um ambiente. Essa é uma boa opção para o quarto ou a sala, que durante o dia pode cumprir a função de escritório, mas que à noite pede uma iluminação mais relaxante.

Isso porque esse tipo de iluminação produz sensação de conforto e desejo de permanência naquele espaço, características que podem ser exploradas em lugares de convivência e relaxamento, como o quarto e a sala, ou até no quarto do bebê.

Abajur Accord em mesa de apoio ao lado do sofá na sala de estar
Arquiteto Anderson Araújo/ Foto Felippe Araújo

Como usar a luminária de mesa? 

Seja para relaxar, estudar ou trabalhar, a luminária de mesa vai além dos momentos de leitura. Confira alguns deles!

Para relaxar

Experimente dispor de uma ou mais luminárias de mesa pelo ambiente. A iluminação que elas proporcionam, mais suave e, dependendo do modelo, difusa, proporciona uma sensação de calma e de relaxamento a ambientes.

Nesse caso, o ideal é utilizar lâmpadas com temperatura de cor mais baixa, inferior aos 3.500 K. Esse tipo de luz, de cor amarela, proporciona mais conforto a quem está frequentando aquele ambiente.

Para complementar a decoração

Além de compor a iluminação, sabemos que as luminárias de mesa podem ser belas peças de decoração, conferindo elegância e sofisticação ao ambiente.

Com modelos contemporâneos ou tradicionais, minimalistas ou cheios de detalhes, não faltam opções no mercado. Na Accord, há opções de diferentes tipos, como o Abajur Accord Stecche Di Legno, ou o Abajur Accord Sfera.

Leia também: Abajur para sala: 5 motivos para usar além do quarto

Para estudar

Um uso clássico: os estudos. A luminária de mesa pode ser bastante útil a essa atividade, já que vários modelos produzem uma iluminação direta e focada em uma área reduzida.

Para isso, opte por lâmpadas com maiores temperaturas de cor, a partir de 4.000K, de coloração neutra ou fria. Ela oferece maior foco e concentração para a hora dos estudos.

Para trabalhar

O mesmo vale para o trabalho. Desde que o home office tornou-se uma realidade para muitos, foram surgindo verdadeiros escritórios em casa, e áreas da sala e do quarto passaram a ser especialmente pensadas para essa função.

Para adotar um cantinho assim na sua casa, considere uma luminária de mesa com maiores temperaturas de cor, a partir dos 4.000K

Banner temperaturas de cor

O que considerar ao escolher uma luminária de mesa? 

Agora que você já sabe como utilizar uma luminária de mesa em diferentes contextos, entenda como optar pelo melhor modelo para a sua casa.

Material

Esse é um aspecto bastante importante na sua escolha. Além de contribuir para o design da peça, o material influencia também na sua durabilidade e manutenção.

A madeira é uma boa escolha nesse sentido: é um material atemporal, que pode trazer elegância à sua casa. Além disso, se for de boa qualidade, possui alta durabilidade e é de fácil limpeza.

A Accord produz luminárias de mesa em madeira com designs sofisticados e materiais de elevada qualidade, que certamente vão te acompanhar ao longo da vida. 

Conheça, por exemplo, os modelos Abajur Accord Balance e Abajur Accord Facetado.

Tipo de iluminação

Na hora de escolher a sua luminária de mesa, considere também o tipo de iluminação desejado.

Se você for utilizá-la para complementar a iluminação da sala, você pode optar por modelos que garantam uma iluminação indireta, como o Abajur Accord Dot

Se, por outro lado, o foco for o estudo e o trabalho, talvez seja melhor investir em uma luminária com um bom fluxo luminoso. 

Considere também se você deseja um modelo com ou sem cúpula – isso faz diferença na hora de criar uma iluminação mais ou menos difusa, e pode proporcionar maior conforto visual ou foco para a sua iluminação.

Tamanho da base

Quando for adquirir a sua luminária de mesa, considere também o espaço que você tem disponível e a área que você deseja iluminar no seu ambiente.

Se a sua mesa de apoio é pequena, por exemplo, opte por bases mais enxutas. É possível, ainda, adquirir uma luminária com a base embutida, como o Abajur Accord Cônico, que ocupa menos espaço e possui um caráter minimalista.

Se, por outro lado, a sua mesa de apoio é espaçosa, aposte em uma luminária maior, que ilumine uma área mais ampla.

Design

É importante você optar por um design que combine com o restante do ambiente em que a luminária será utilizada.

Uma escolha inteligente é decidir por peças atemporais, cujos modelos conversam com diferentes estilos. Dessa forma, além de possuir um material duradouro, ela continuará fazendo sentido na sua decoração, mesmo depois de muitos anos.

Abajur Accord em mesa de apoio ao lado de poltrona em sala de estar
Arquiteto Fernando Piffer/ Foto Ana Paula Zago

Conheça as luminárias de mesa da Accord

Há mais de 25 anos, a Accord trabalha com o design sofisticado e contemporâneo de luminárias decorativas de madeira. São modelos únicos, de trabalho manual, que contam uma história.

Entre os modelos de luminárias de mesa, há opções de variados tamanhos, com bases embutidas ou sobrepostas. São peças que combinam técnicas de artesanato à mais alta tecnologia e tornam o seu projeto ainda mais especial!

Compartilhe o artigo via:

Você pode gostar