Luminária de piso: como harmonizar com outros elementos

Luminária de piso: como harmonizar com outros elementos

Compartilhe o artigo via:

O uso de uma luminária de piso é um exemplo de item que pode transformar um espaço, tanto pela sua funcionalidade, quanto por adicionar beleza e sofisticação.

Mas será que ela combina com qualquer estilo de decoração? Quais são os cuidados necessários para garantir a harmonização entre a luminária de piso e os outros elementos que compõem um espaço?

As possibilidades do design de interiores são infinitas: a criatividade, a intenção, os materiais, cores e elementos podem ser combinados de maneiras diversas e atender a diferentes necessidades para cada projeto. 

É sobre isso que falaremos aqui. Ao longo do conteúdo, você descobrirá mais detalhes sobre a definição de luminária de piso e suas funcionalidades, quando devem ser usadas, quais são os principais tipos, e conferirá dicas valiosas para escolher a melhor opção para o seu projeto.

Vamos lá?

Coluna Accord em sala ao lado de poltronas
Rafael Sartor/ Foto: Guilherme Jordani

Luminárias de piso no design de interiores: conceito e funcionalidades

Luminárias de piso, também chamadas de coluna e luminária de chão, são itens de iluminação secundária, posicionados em locais estratégicos, que contribuem com a sensação que se deseja gerar naquele ambiente — foco, concentração, aconchego, tranquilidade, entre outros.

São elementos interessantíssimos, porque apresentam uma boa eficiência para iluminação direta ou indireta, dependendo do modelo, e, ao mesmo tempo, adicionam um grande valor estético em diversos ambientes. Algumas parecem, inclusive, verdadeiras esculturas.

São muitas as razões pelas quais uma luminária de piso pode ser uma boa escolha para o seu projeto de design. Veja duas delas: 

  • Criar mais uma fonte de luz, quando a iluminação do ambiente é insuficiente para as atividades a serem desenvolvidas ali;
  • Contornar os desafios nos casos em que a estrutura de gesso do teto não deve ser prejudicada com furos ou outras aberturas — como acontece em apartamentos alugados.

Isso sem contar, é claro, com todo valor estético que elas agregam aos ambientes, que não estão necessariamente relacionados à sua funcionalidade, mas sim à personalidade e identidade do projeto.

Vale ressaltar, inclusive, que as colunas também ajudam a dar mais versatilidade aos ambientes. Afinal, boa parte dos espaços tem usos múltiplos. O escritório, por exemplo, pode servir eventualmente para leitura, jogos ou até relaxamento. 

Sendo assim, ao usar um elemento que pode ser ligado ou desligado conforme a intenção do ocupante no momento, você garante que seus projetos se adaptarão, de forma bem-sucedida, a diferentes contextos. 

Quando e como usar luminárias de piso?

Como você deve imaginar, as luminárias de piso são muito versáteis e atendem a necessidades e desejos diferentes. Podem ser usadas em qualquer lugar, desde salas de estar e quartos, até escritórios, halls de entrada e salas de leitura.

Então, atualmente, a pergunta a ser respondida não é “quando” usar luminárias de piso, e sim onde colocá-la e qual modelo escolher.

Alguns exemplos incluem luminárias de piso de leitura, que são ajustáveis e direcionam a luz para um local específico, perfeitas para leitura ou trabalho e podem ser colocadas ao lado de mesas ou poltronas.

Em quartos, é mais comum ver luminárias de coluna ao lado da cama, em substituição à mesa de cabeceira. Mas também podem ser posicionadas ao lado de bancos e mobiliários usados para descanso ou calçar os sapatos, por exemplo.

Outra possibilidade a ser considerada é o uso desses elementos em cantos mais escondidos dos cômodos, como forma de dar mais função para o local e, claro, aproveitar melhor o espaço com um elemento decorativo que orna bem com o restante da decoração.

Falaremos mais dos tipos de luminárias de piso a seguir.

Tipos de luminárias de piso e seus materiais

Como reforçamos, quando o assunto são as luminárias de piso e o design de interiores, as possibilidades são infinitas. 

Existem vários tipos dessa luminária, cada uma com suas próprias aplicações e usos. Aqui estão alguns exemplos:

  • Para leitura: são ajustáveis e direcionam a luz para um local específico. Podem ser usadas com luz branca ou amarelada, a depender da intenção do arquiteto ou designer, como os modelos da linha Balance e Dot, da Accord;
  • Em formato de arco: possuem uma estrutura curva, que adiciona uma camada de originalidade, sendo ideais para iluminar um ambiente inteiro ou um espaço de convivência, desde que eles já possuam uma fonte de luz principal, como o modelo Jangada, da Accord;  
  • Tripé: esse tipo tem três pernas de suporte e oferece uma iluminação mais difusa. São ótimos como recursos para criar um ambiente acolhedor e convidativo, aumentando a sofisticação. Os modelos da linha Clean são um exemplo desse tipo de coluna;  
  • Verticais: estão entre as mais comuns. São altas e finas, emitindo luz de cima para baixo, e podem ajudar a adicionar um elemento de iluminação suave a um canto escuro, por exemplo;

Quanto aos materiais, as luminárias de piso podem ser feitas de uma variedade de materiais, dependendo do estilo, dos outros elementos decorativos presentes no espaço e da funcionalidade desejada. 

As luminárias da Accord são criadas em madeira, e algumas peças possuem detalhes em metal e tecido.

A madeira proporciona um visual natural e agradável para quem se interessa pela estética biofílica. Atualmente, cada vez mais produtos em madeira trazem um toque de sofisticação ao ambiente em que são destinados. Por se tratarem de um material que tem padrões distintos, adicionam um traço de exclusividade em cada peça.

Já o metal, que é durável, versátil e contemporâneo, pode ser usado para criar uma variedade de estilos.

Para finalizar, as cúpulas de tecido são usadas para a suavizar a luz, além de adicionar toques de cor e, principalmente, de textura ao design do item.

Sala de estar com quadros em parede branca e iluminação coluna Accord Stecche Di Legno ao lado de sofá
Arquiteto Gustavo Gandiozo Rodrigues/ Foto: Tatiana Varela

Dicas para harmonizar a luminária de piso com a decoração

Agora que você já conhece boa parte dos conceitos e elementos que compõem uma luminária de piso, daremos algumas recomendações que ajudarão a manter o ambiente coeso, atraente e com bom gosto:

Harmonização das cores

A harmonização não significa a ausência de cores. Aqui, é importante ter atenção à intencionalidade. Por isso, opte por luminárias que complementem ou contrastem harmoniosamente com as cores presentes no ambiente. 

Na prática, as cores complementares podem criar uma uniformização, enquanto contrastes adicionam um bom toque de ousadia. Tudo depende do seu objetivo!

Atenção às proporções e tamanhos

Certifique-se de que a luminária de piso tem proporções equilibradas em relação ao restante do espaço. 

A lógica é razoavelmente simples: em ambientes amplos, modelos maiores podem gerar mais impacto visual e ter mais protagonismo na decoração, enquanto em espaços menores os modelos mais compactos podem ser escolhas melhores.

Entretanto, isso também é influenciado pela intenção e funcionalidade esperadas para a luminária. 

Funcionalidade e complementação de outras fontes de luz

Além do aspecto estético, é fundamental levar em consideração a funcionalidade da luminária. Se a peça será usada para um ambiente de leitura, por exemplo, certifique-se de que a luz emitida e a cúpula da luminária sejam adequados.

Ainda sobre esse tema, não se esqueça de avaliar como a luminária de piso se integra às outras fontes de luz no ambiente. Isso é importante porque o excesso de iluminação também pode ser desconfortável.

Como escolher a luminária de piso certa para cada ambiente

Por fim, é útil lembrar que a seleção da melhor luminária de piso para o seu projeto precisa levar em consideração o ambiente no qual ela ficará posicionada. Apesar de ser um elemento móvel, espera-se que ela fique em um mesmo lugar durante maior parte do tempo.

Veja como o tipo de ambiente influencia a escolha:

1. Quartos: para manter o ambiente aconchegante, opte por luminárias que ofereçam regulagem de intensidade, ou seja, que viabilizem uma iluminação mais suave durante a noite;

2. Salas de jantar: nesse caso, é importante considerar iluminação como elemento funcional e decorativo. Certifique-se de que a altura da luminária esteja adequada à mesa, evitando, principalmente, o ofuscamento da visão dos presentes;

3. Escritórios: como o objetivo é fortalecer o foco e a produtividade, priorize luminárias que ofereçam luz direcionada para facilitar a leitura e atividades que demandam concentração no ambiente de trabalho;

4. Ambientes comerciais e corporativos: aqui, é importante pensar no impacto gerado pelo design. Em espaços comerciais e corporativos, as luminárias de piso podem ser usadas como elementos decorativos que refletem adequadamente a identidade da empresa. 

Quarto infantil com berço suspenso e luminária Coluna Accord Fuscia ao lado
Arq. Priscila Ledur/ Foto: Marcelo Donadussi

Encontre a luminária de piso ideal para o seu projeto na Accord! 

Lembre-se sempre de considerar a estética, funcionalidade e necessidades específicas de cada ambiente ao escolher a luminária de piso ideal. 

O importante é garantir que o ambiente tenha, ao mesmo tempo, uma iluminação adequada para o desenvolvimento das atividades necessárias, e uma identidade visual marcante. Então, experimente combinar diferentes modelos para criar uma iluminação única e personalizada!Quer ter ideias de luminárias de piso com design exclusivo e reconhecido pelo mais alto padrão de qualidade? Confira agora as luminárias de chão da Accord!

Compartilhe o artigo via: