Iluminação para escritórios: 4 dicas para ambientes corporativos

Iluminação para escritórios: 4 dicas para ambientes corporativos

Compartilhe o artigo via:

Você, provavelmente, já sabe que a luz tem a capacidade de influenciar os ambientes. No universo corporativo não é diferente! A iluminação para escritórios pode alterar o bem-estar e a produtividade dos colaboradores. 

Pensando nisso, esse conteúdo traz a importância de proporcionar uma boa fonte de luz em ambientes corporativos, além de apresentar dicas práticas para você começar hoje mesmo.

Continue conosco e boa leitura!

A importância da iluminação em ambientes corporativos 

Muito além de uma questão estética, o uso de uma luz adequada em ambientes corporativos está diretamente relacionado ao desempenho e à satisfação dos colaboradores. 

Sistemas de iluminação bem projetados têm o potencial de transformar espaços de trabalho, influenciando positivamente o humor, a produtividade e a motivação dos usuários.

Aqui, a luz funciona como uma ferramenta estratégica para construir um ambiente que atenda às necessidades físicas, funcionais e até mesmo emocionais dos colaboradores. 

É preciso lembrar que espaços de trabalho não são apenas locais de produção, mas também ambientes de aprendizado e interação social, e a promoção do bem-estar é um fator importante para o clima organizacional.

Ao levar em consideração as inúmeras atividades realizadas em um escritório, desde tarefas focadas até os momentos de descontração, você conseguirá compreender o quanto a luz fará a diferença.

Interior de sala de atendimento com pendente Accord sobre mesa
Studio A R Interiores/ Foto: Rita Bonanata

Como a iluminação de escritório afeta a produtividade?

Agora que você reconhece o impacto da luz no ambiente de trabalho, irá entender como ela, quando aplicada de maneira adequada, pode se tornar uma aliada estratégica para impulsionar o desempenho de uma empresa.

Um estudo da UFRJ relacionou as três principais relações entre a iluminação e o desempenho humano. São elas: 

  • Visual (desempenho de luminárias, luz em áreas de tarefa, conforto visual, normatizações, etc.); 
  • Emocional (impacto emocional pela luz e percepção visual);
  • Biológica (fisiologia da luz e sua relação com o corpo humano).

Assim, o estudo destaca a importância da arquitetura com projetos de iluminação integrativa, ou seja, centrada no ser humano e no ciclo circadiano, buscando a melhoria da qualidade de vida do usuário no espaço construído. 

Ao alinhar, sempre que possível, a luz do escritório com os ritmos naturais do corpo humano, é possível criar um ambiente que promove alerta e foco durante as horas de trabalho. 

O uso de sistemas para iluminar, que reproduzem a variação natural da luz ao longo do dia, contribui para a regulação adequada do sono, evitando fadiga excessiva e garantindo que os colaboradores estejam mais atentos e produtivos durante o horário de trabalho.

Entender como a luz influencia o desempenho no trabalho vai além de simplesmente garantir uma boa visibilidade de computadores. 

No contexto da neuroarquitetura, que aborda como o ambiente construído afeta o cérebro, estudos neurocientíficos indicam que uma luz bem planejada pode até reduzir condições como o burnout, promovendo um ambiente menos estressante e mais propício à concentração, com a diminuição de cortisol (hormônio do estresse).

Ademais, a luz direcionada para as áreas de trabalho específicas, como cabines individuais e salas de reunião, é um ponto importante. Proporcionar a quantidade certa em cada ambiente, considerando as tarefas a serem realizadas, contribui diretamente para a eficiência e qualidade do trabalho.

Leia também: Iluminação para consultório e sala de espera: 5 dicas

Iluminação em escritório: considerações sobre saúde e bem-estar

Como você viu, o cuidado com a saúde e o bem-estar dos colaboradores é uma prioridade.

Pesquisas mostram que, quando há exposição à luz diariamente, de forma adequada, há melhora dos níveis de humor e energia. Mas, por outro lado, iluminar de forma insuficiente contribui para a depressão e outras consequências, afetando ainda a concentração, o apetite, a disposição, etc.

A luz influencia diretamente a saúde ocular e o bem-estar emocional. Veja como isso acontece a seguir:

Iluminação e saúde ocular

A exposição prolongada a uma iluminação inadequada pode ter sérias repercussões na saúde ocular dos colaboradores. A escolha cuidadosa de luminárias e a intensidade adequada de luz são determinantes para proteger os olhos contra fadiga, desconforto visual e consequências maiores no longo prazo.

Algumas dicas práticas incluem:

  • Uso de uma iluminação indireta para reduzir o brilho na tela do computador;
  • Posicionamento estratégico de luminárias para evitar sombras excessivas;
  • Utilização de lâmpadas com temperatura de cor adequada, para minimizar o estresse visual.

Iluminação e bem-estar emocional 

A temperatura de cor e a intensidade luminosa são elementos centrais para criar um ambiente de trabalho agradável.

Ao escolher a temperatura de cor certa, cria-se um espaço mais acolhedor e tranquilo ou mais estimulante, dependendo da natureza das atividades desenvolvidas em cada setor do escritório. 

Iluminação de tarefas x iluminação ambiente: como adequar da melhor forma

A iluminação de tarefas é projetada para fornecer luz direta e intensa em áreas específicas, onde as atividades de trabalho demandam maior concentração visual.

Ou seja, ela deve ser utilizada em locais onde a precisão visual é indispensável, como em escritórios de design, laboratórios ou estações de trabalho individuais.

Veja as dicas para implementar esse tipo de luz:

  • Posicione luminárias direcionáveis sobre mesas de trabalho;
  • Utilize lâmpadas com temperatura de cor neutra, para uma visão precisa;
  • Use mecanismos de controle da intensidade luminosa para ajustar a luz conforme as demandas da tarefa.

Já a iluminação ambiente, por outro lado, visa criar uma atmosfera agradável no espaço, proporcionando luz difusa que abrange toda a área. 

Este tipo de iluminação é usada para manter um ambiente acolhedor e minimizar sombras excessivas, criando uma experiência de trabalho mais funcional, seguro e prazeroso.

Para criar essa iluminação, considere: 

  • Usar luminárias difusas, iluminação em sancas ou luminárias de teto para espalhar a luz de maneira uniforme;
  • Escolher modelos de lâmpadas com temperatura de cor mais quente, para criar uma atmosfera acolhedora;
  • Controlar a intensidade para adaptar a iluminação conforme as atividades realizadas no espaço.

O segredo para criar um ambiente de trabalho ideal está no equilíbrio entre os dois tipos de iluminação. Ambos são importantes para proporcionar um espaço operacional melhor.

Agora, veja como combinar os dois tipos no mesmo ambiente: 

  • Divida o espaço em zonas, aplicando a luz de tarefas onde necessitar de precisão visual e a ambiente onde o conforto é a prioridade;
  • Instale sistemas de controle, que permitam ajustar a intensidade e temperatura de cor de cada tipo, separadamente;
  • Integre elementos de design que facilitem a adaptação, conforme as necessidades evoluem.
Sala de reuniões com mesa linear e iluminação Accord
Studio A R Interiores/ Foto: Rita Bonanata

Iluminação da sala de reunião

A sala de reuniões é um espaço onde a comunicação e a concentração são itens essenciais. Por isso, sua iluminação pode influenciar o alcance desse objetivo.

Para acertar na escolha, considere as seguintes dicas:

  • Caso sua sala seja espaçosa e tenha um pé direito alto, talvez seja mais interessante adotar elementos que fornecem luz indireta, para minimizar o impacto do brilho das telas de computadores, por exemplo;
  • Para ambientes mais compactos, a iluminação direta costuma ser mais apropriada;
  • Implemente sistemas de controle que permitam ajustar a intensidade, conforme o horário ou as necessidades da reunião.
  • Destaque elementos, como quadros brancos ou telas de apresentação, com luz direcional para melhor visibilidade.

A Accord possui modelos de abajur ideais para o seu ambiente de reuniões. Conheça mais sobre as linhas Naiá e Balance.

Iluminação dos postos de trabalho

O local de trabalho é um setor de produtividade, onde a concentração e o foco precisam ser elevados. Assim, uma boa iluminação pode garantir conforto visual e, ao mesmo tempo, otimização das tarefas diárias.

Para construir esse ambiente, utilize:

Além disso, evite reflexos, ao posicionar as luminárias de forma adequada para não refletir em telas de computadores e superfícies de trabalho.

Iluminação de ​​áreas comuns

Estes são espaços de convivência e colaboração, onde a descontração e o conforto são bem importantes. A luz tem o papel de criar um ar acolhedor e promover a interação entre os colaboradores.

Nesses locais, considere:

  • Luminárias que proporcionem luz difusa para criar um ambiente mais suave e amigável;
  • Dividir áreas comuns em zonas, permitindo diferentes configurações para diferentes atividades, por exemplo, diferenciando a iluminação da área onde fica a pia e louças ou onde ficam sofás e pufes;
  • Iluminação decorativa para adicionar um toque a mais ao local descontraído.

Design de iluminação para escritórios contemporâneos: dicas essenciais

O design de iluminação, ou lighting design se dedica a criar projetos luminotécnicos com intencionalidade, combinando, da melhor forma possível, o uso de luz natural e artificial.

Agora que você entendeu toda a aplicabilidade da luz e o quanto ela influencia o ambiente de trabalho, veja algumas dicas para criar espaços bem iluminados e visualmente atraentes:

Combine a luz direta e indireta 

A luz direta focaliza áreas específicas, como mesas de trabalho, enquanto a indireta proporciona uma iluminação difusa, que contribui para a ambientação geral do espaço, de forma equilibrada, evitando sombras excessivas e proporcionando conforto visual;

Seja flexível na configuração da iluminação 

O uso de sistemas ajustáveis, como luminárias com controle de intensidade e direção, permite adaptar e atender as demandas de diferentes ocasiões, além de promover a eficiência energética e contribuir para a sustentabilidade;

Incorpore os elementos estéticos 

A luminária pode ser usada como elemento decorativo, integrando-se ao design global do espaço. Luminárias contemporâneas e personalizadas podem agregar valor estético, transformando o ambiente de trabalho;

Transforme a iluminação do seu escritório com a Accord

Se você chegou até aqui, compreendeu a influência da luz nos ambientes corporativos e como um mau gerenciamento dessa iluminação pode acarretar problemas de saúde físicos, psicológicos e emocionais, além de prejudicar o rendimento dos colaboradores.

Ao adotar as práticas e tendências para escritórios abordadas aqui, você pode transformar espaços de trabalho em ambientes que inspiram criatividade, aumentam a produtividade e promovem o bem-estar no ambiente corporativo. 

Na busca por soluções inovadoras, a Accord se destaca por oferecer designs contemporâneos que transformam espaços de trabalho em ambientes acolhedores. 

Descubra como a Accord pode te ajudar a personalizar a iluminação do seu escritório!

Visite o site e conheça nosso catálogo de produtos de iluminação!

Compartilhe o artigo via:

Você pode gostar