Índice
ToggleA cada ano, novas ideias e tendências surgem na arquitetura e decoração de interiores. Dessa forma, as feiras de 2023 trouxeram perspectivas inovadoras para iluminar os ambientes.
Seja pela sustentabilidade, minimalismo ou para proporcionar bem-estar, conhecer as tendências de iluminação, design e arquitetura pode inspirar grandes projetos e transformar a experiência dos indivíduos nos espaços.
Que tal acompanhar algumas delas a seguir?
Ideias e tendências para explorar no seu projeto de iluminação e deixar sua casa transformada!
No contexto pós-pandêmico vivido em 2023, o modo como nos relacionamos com o mundo mudou e, com ele, as necessidades de iluminação e decoração dos ambientes.
Um exemplo disso se refere a um espaço que hoje é bastante comum nos lares, os escritórios, ou “home offices”, que exigem uma iluminação específica. Além disso, a integração e versatilidade dos ambientes é outra tendência em interiores. Assim, o que era sala de estar ou quarto também ganha a função de local de trabalho.
O bem-estar é outra questão reavaliada durante a pandemia de Covid-19 e trazida para o lar. Isso se dá especialmente a partir da conexão com a natureza, realizada pela utilização de objetos decorativos com acabamentos em madeira, pela presença de plantas e pela valorização da iluminação natural.
Iluminação esta que colabora para a sustentabilidade da casa, tema que tem marcado presença nas feiras de design há muitos anos, e que segue a todo vapor. Há a preocupação para conhecer a procedência dos produtos consumidos e por designs minimalistas, com tons neutros e terrosos, com vida útil mais longa.
O mundo mudou e as tendências de iluminação seguem as necessidades das pessoas que vivem nele. Conheça um pouco mais sobre o que deve prevalecer neste ano e inspire-se para criar os seus projetos!
Luminárias com design orgânico
Resgatada dos anos 1960 e 1970, a tendência das formas orgânicas volta às residências em 2023, tanto no design de luminárias quanto na arquitetura. Além de valorizar uma aproximação com o meio ambiente em ambientes internos e externos, traz mais suavidade e delicadeza aos espaços.
Isso porque remetem a elementos encontrados na natureza, além de utilizar revestimentos com materiais naturais, como a madeira, pedra ou mármore.
No design com formas orgânicas, é possível combinar com facilidade peças de diferentes estilos e temperaturas de cor, promovendo ambientes de trabalho e de descanso e colaborando para um maior bem-estar físico e mental das pessoas.
Acabamentos em madeira
Parte das tendências de design orgânico e biofílico, os acabamentos em madeira marcam diversos projetos de decoração em 2023.
Eles estão presentes nos tons mais utilizados no ano, que são neutros e terrosos, assim como nas texturas amadeiradas, seja em objetos decorativos, móveis, painéis ou revestimentos. Esse tipo de acabamento colabora para as sensações de aconchego, tranquilidade e conforto.
Essa tendência é acompanhada ainda pela responsabilidade ambiental, com a utilização de materiais duráveis e menor descarte de resíduos. Nesse sentido, são valorizados os objetos decorativos com designs atemporais, que combinem com diferentes estilos e possam ser utilizados por muitos anos.
As luminárias da Accord, por exemplo, são criadas a partir de madeiras de qualidade, duráveis e com certificação.
Iluminação sustentável
A sustentabilidade é um grande tema da decoração e da arquitetura há alguns anos, e não é diferente em 2023. Muitas das tendências em evidência dialogam com práticas sustentáveis e de conexão com a natureza.
Há também a preocupação com a responsabilidade social, com a valorização de processos artesanais e a releitura de peças antigas.
Com a popularização do LED, a busca por uma iluminação com boa eficiência energética se mantém valorizada, assim como a possibilidade de utilizar sensores de luz natural para otimizar o consumo energético.
A tendência ainda inclui construções inteligentes, melhor aproveitamento de luz natural, captação de água da chuva, materiais de reaproveitamento e produtos duráveis, e está alinhada ao minimalismo.
Luminárias de mesa
Se antes as luminárias de mesa proporcionavam luzes mais suaves e difusas, adequadas para atividade de leitura e descanso, hoje, num cenário pós-pandêmico, elas reaparecem para iluminar os escritórios em casa, ou home office.
Esse tipo de luminária é tendência em 2023, mas com outras características: a iluminação é mais intensa para trazer visibilidade às tarefas, como reuniões online e estudos.
Iluminação inteligente e personalizada
Com o avanço tecnológico e da automação residencial, a iluminação inteligente e personalizada tem ganhado espaço. Trata-se do uso de lâmpadas e luminárias conectadas a redes sem fio, como Bluetooth ou Wi-Fi.
Essa tecnologia permite programar horários para acender e apagar as luzes de forma automática, além de controlar de forma remota a intensidade e a cor das luzes e criar cenas personalizadas.
Iluminação atmosférica
Compor as luzes do ambiente como uma coreografia: é com essa ideia que a tendência da iluminação atmosférica vem ganhando espaço.
Também conhecida como iluminação ambiente ou de humor, ela foca justamente em como o espaço interior é percebido física e emocionalmente.
A proposta é justamente a de usar tonalidades e intensidades específicas para guiar a experiência sensorial dos usuários.
Isso porque nosso humor pode ser influenciado pela iluminação dos espaços que frequentamos, já que o corpo responde a estímulos da luz do sol e da escuridão da noite. É o ciclo circadiano que baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos.
Apetite, disposição, concentração, humor e energia são alguns dos fatores afetados pela iluminação, e podem ser influenciados pela temperatura de cor da lâmpada e a sua intensidade.
Múltiplas fontes de iluminação
Por mais que a iluminação de teto seja bastante importante no projeto de um ambiente, uma tendência para 2023 é justamente mesclar essa fonte de luz com outros tipos de iluminação, provenientes de luminárias de parede, de chão e de mesa.
Nessa tendência, também há espaço para a iluminação embutida nos móveis e espaços da casa, como espelhos, armários de cozinha e escadas, em geral, reproduzida a partir de fitas de LED.
A iluminação natural também é valorizada, já que proporciona conforto aos olhos e economia de energia elétrica.
A ideia é que essas diferentes fontes de iluminação não sejam excludentes, e sim complementares. Enquanto a iluminação geral colabora para atender todo o ambiente, colunas podem servir para destacar áreas e criar uma segmentação no espaço, por exemplo.
Ambientes integrados
Integrar a sala de estar à de jantar, ou até algum desses ambientes à cozinha, é definitivamente uma tendência na arquitetura e interiores.
Além de trazer uma sensação de amplitude para o seu projeto, a tendência segue uma nova necessidade das residências em um contexto pós-pandemia, em que passam a reunir espaços de trabalho, de convivência e de relaxamento.
Uma das formas de realizar essa integração é a partir da iluminação, que pode contribuir ainda para uma maior harmonia entre diferentes partes da casa e gerar mais conforto.
No caso das luminárias, é possível utilizar uma iluminação geral de teto, que ilumine ambos os ambientes e crie uma sensação de unidade. Para isso, são recomendados plafons ou pendentes, como o Plafon Accord Balance ou o Pendente Accord Dot.
Utilizar lâmpadas com temperaturas de cor semelhantes também ajuda na sensação de fluidez e continuidade dos espaços. Se você optar por utilizar uma tonalidade de luz mais amarelada e deseja iluminar uma área em específico de forma diferente, pode priorizar luzes de cores neutras às brancas.
Experimente as principais tendências de iluminação com a Accord
Há 25 anos, a Accord trabalha na elaboração de luminárias de madeira com design contemporâneo e sofisticado.
São modelos únicos, que contam histórias a partir do que há de melhor das técnicas de artesanato aliadas à mais alta tecnologia.
No site da Accord você pode conhecer os diversos modelos de plafons, abajures, arandelas, colunas e pendentes que vão transformar o seu projeto de decoração e iluminação!