Luminárias da Accord recebem o selo IF Design Award 2023

Luminárias da Accord recebem o selo iF Design Award 2023

Compartilhe o artigo via:

A Accord teve duas de suas luminárias premiadas no iF Design Award 2023, uma das mais importantes premiações de design, que ocorre anualmente na Alemanha e conta com projetos de excelência de todo o mundo.

Dentre os mais de 2 mil participantes selecionados, a Accord foi reconhecida pelas luminárias Naiá e Nostalgia, que fazem referência ao folclore e à cultura popular brasileira.

Enquanto a luminária Naiá retoma a lenda indígena da Vitória Régia, a “estrela das águas”, com referências à natureza e a temas essenciais à vida humana, a Nostalgia remete aos tempos mais simples, com influência da Art Déco.

Ambos os objetos ganharam na categoria Produto. A premiação, no entanto, ainda conta com outras oito: design de comunicação, design de embalagem, design de serviço, arquitetura de interiores, experiência do usuário (UX), interface do usuário (UI) e conceito profissional.

Saiba mais a seguir sobre a premiação e as luminárias da Accord que receberam essa distinção!

Sobre o iF Design Award 

Criada em 1953 na Alemanha, a iF Design Awards é uma das principais premiações mundiais de arquitetura, interiores e design, com mais de 10 mil inscrições registradas em 2023, provindas de profissionais de 56 países.

A iniciativa pertence à ONG iF Design Foundation, cujo objetivo é promover o design com viés social ao redor do mundo, de forma independente e livre de eventuais interesses econômicos. 

Os participantes passam por um processo de julgamento em duas etapas, em que o júri avalia critérios como ideia, forma, função, diferenciação e impacto.

Os ganhadores são selecionados por um júri composto por 133 especialistas em design independentes, provenientes de 20 países, em um processo com duração de três dias. 

A relevância do iF Design para a arquitetura e design 

Considerado por muitos profissionais da área como o “Oscar do design”, o iF Design Award é um reconhecimento importante, especialmente nas áreas do design e da arquitetura.

Isso porque os projetos premiados acabam representando, para muitos profissionais da área, uma amostra das principais tendências do mercado para os anos seguintes.

A crescente brasileira no iF Design Award 

Com 68 premiações, a presença de designers brasileiros foi um dos destaques da edição de 2023 do iF Design Award. O número não só representou um novo recorde para o país, mas também uma melhora da performance dos profissionais em relação ao ano anterior. 

Neste ano, foram inscritos 145 projetos,  51% a mais que em 2022, e deles, 92 prosseguiram para a segunda fase. Isso significa que 47% dos projetos brasileiros inscritos foram premiados, taxa superior aos 30% de 2022. 

Contudo, não foi apenas entre os participantes que os brasileiros marcaram presença. Na equipe de jurados, estavam presentes o arquiteto e designer Guto Raquena, a especialista em Design de Produtos Larissa Abad e o design leader Patrick Speck.

O próprio diretor da iF Design Award, Frank Zierenberg, destacou, na cerimônia de entrega dos prêmios, a participação do design brasileiro que, segundo ele, apresentou soluções inovadoras e criativas.

Destaque no iF Award: influências do folclore e cultura brasileira nas luminárias Accord 

Entre as luminárias da Accord que foram premiadas, Naiá e Nostalgia, há em comum a referência à cultura e à história brasileira

Criadas pelo designer Bruno Felippe, do Studio Accord, o estúdio de design interno da marca, ambas as peças possuem composição singular e trazem diferentes experiências em iluminação:

Luminária Naiá

A linha Naiá possui luminárias decorativas inspiradas na lenda indígena da jovem Naiá, associada ao surgimento da planta amazônica Vitória Régia.

O contado é que Jaci, divindade associada à lua, costumava descer à terra e levar de volta consigo ao céu as mais belas jovens que encontrasse, para que elas se tornassem as estrelas. 

Apaixonada por Jaci, Naiá um dia viu o reflexo da lua nas águas do rio e pensou ser a divindade, que tinha lugar em seu coração. 

Ao tentar alcançar Jaci, Naiá mergulhou e afogou-se nas águas.

O Deus decidiu, então, homenagear a jovem, transformando-a em um tipo diferente de estrela: a estrela das águas, Vitória Régia.

É a partir dessa lenda que a luminária Naiá é criada, estruturada por hastes metálicas de aço carbono que dão suporte a um disco, onde estão dispostas duas fontes luminosas em suas distintas faces, uma abundante e outra tênue, em que a madeira ganha destaque.

Dessa forma, é possível rotacionar o disco, posicionando a luz de diferentes maneiras e criando diversos efeitos, como o brilho da lua, a escuridão da noite ou o reflexo do satélite nas águas calmas do rio.

Assim, a peça resgata não apenas elementos presentes na lenda, como a flor, a lua e as águas, mas dialoga com aspectos intangíveis: a vida, a morte e a transformação, também presentes na narrativa.

Luminária Nostalgia

Por fim, outra peça reconhecida com o selo é a Nostalgia, objeto que busca resgatar a memória de tempos passados, em uma referência clara à Art Déco.

Com seu design modesto e clássico, a luminária de piso conta com formas puras e uma silhueta elegante, invocando o tradicionalismo de antigamente.

Um de seus diferenciais está na presença de uma cúpula opaca, que faz com que a luz atinja a base da luminária de forma gradual, de cima a baixo, evidenciando sua curvatura prolongada e escultural, construída a partir do trabalho de mais de 30 colaboradores.

Tenha o melhor da iluminação no seu projeto com a Accord

Há mais de 25 anos, a Accord produz luminárias únicas em madeira, com design sofisticado, que contam histórias.

Com diversos modelos reconhecidos, as peças configuram verdadeiras obras de arte, combinando técnicas de artesanato à mais alta tecnologia. 
Confira os modelos de pendentes, plafons, arandelas, abajures e colunas no nosso site e garanta as melhores luminárias para o seu projeto!

Compartilhe o artigo via:

Você pode gostar