Índice
ToggleExplorar os detalhes e possibilidades que residem no coração de qualquer ambiente bem-planejado é muito gratificante. Esse é o caso da mesa de centro, que pode ter um papel significativo na decoração de ambientes com harmonia, estilo e funcionalidade.
Afinal, é nesse contexto que esse móvel se revela como uma peça-chave: uma protagonista silenciosa que agrega sofisticação e expressa a personalidade única de cada projeto.
Para te ajudar com inspirações, vamos explorar as múltiplas facetas dessa peça versátil, discutindo sua estética e o seu papel funcional e de impacto na circulação do espaço.
Assim, vamos descobrir, juntos, como transformar um objeto de mobiliário em uma peça-chave que eleva a experiência de qualquer ambiente. Acompanhe!
A importância de escolher a mesa de centro certa
Escolher a mesa de centro certa vai muito além da ideia de preencher um espaço vazio em determinados cômodos. Essa decisão passa por um detalhado planejamento na composição estética e funcional do ambiente, sendo um dos elementos que mais impactam na atmosfera geral de um espaço decorado.
Com isso, a mesa de centro é como o ponto de convergência de um projeto decorativo, capaz de unir estilos, cores e texturas. Quando estrategicamente posicionada, ela complementa o design geral e atua como um elemento de destaque, muitas vezes se tornando o ponto focal.
Por isso, sua importância reside na capacidade de agregar personalidade ao ambiente, refletindo o gosto e a identidade que os seus clientes desejam.
E é importante destacar, ainda, a utilidade prática desse móvel. Afinal, é um espaço central para a disposição de itens decorativos, livros, bandejas e, claro, para servir como apoio para bebidas ou petiscos.
Não à toa, escolher o modelo certo envolve considerar o tamanho do ambiente, as necessidades específicas dos moradores e a fluidez visual do espaço. E tudo porque a mesa de centro pode ser a peça que conecta os diferentes elementos, proporcionando coesão.
Seja incorporando-a a um design contemporâneo para um toque mais atual ou escolhendo uma peça clássica para adicionar elegância, a mesa de centro é uma ferramenta poderosa para transmitir a intenção estilística do ambiente.
Materiais e acabamentos: beleza e durabilidade
Um dos pontos altos da mesa de centro é a sua versatilidade: existem materiais e acabamentos com total alinhamento a diferentes estilos decorativos — dos clássicos aos contemporâneos.
Atualmente, a escolha dos produtos pode vir acompanhada de móveis lindos, duráveis e sustentáveis.
Um dos materiais mais usados para mesas centrais é a madeira, matéria-prima primordial dos móveis Accord.
Escolher produtos duradouros reduz a necessidade de substituição frequente, impactando positivamente na sustentabilidade a longo prazo.
O mesmo vale para os acabamentos. Na Accord, por exemplo, as mesas de centro podem ganhar uma forma ainda mais versátil com opções de acabamento que vão desde a imbuia ao carvão, maple, nogueira e teca, entre outros.
Como a forma da mesa impacta no espaço
Cada formato de mesa de centro tem características únicas que influenciam a dinâmica do espaço. Por isso, essa combinação deve contribuir para a harmonia dentro do projeto, considerando as especificidades do ambiente e também do móvel.
Mesas de centro redondas, por exemplo, são ideais para espaços mais compactos ou ambientes com fluxo circular. Sua forma suave e contínua promove a fluidez, evitando cantos pontiagudos que podem interferir na circulação.
Além disso, são excelentes para criar uma atmosfera acolhedora, pois facilitam a interação entre as pessoas ao redor.
Enquanto isso, a mesa retangular é versátil e funciona bem em salas espaçosas. Elas preenchem áreas mais longas e estreitas, como em frente a sofás em paredes compridas, por exemplo.
Também vale considerar as mesas de centro ovais, valiosas em espaços que buscam equilíbrio entre a suavidade das formas circulares e a linearidade das formas retas, e as mesas de centro quadradas — ideais para espaços simétricos e proporcionais.
Assim, para escolher a mesa de centro ideal, lembre-se de:
- Avaliar a distribuição dos móveis e a geometria do espaço;
- Considerar a circulação ao redor da mesa;
- Pensar na função desejada para a mesa;
- Harmonizar com o estilo de decoração predominante no ambiente.
Para além da sala: como aproveitar a mesa de centro em qualquer ambiente
A mesa de centro, tradicionalmente associada à sala de estar, pode ser uma adição versátil e funcional em diversos ambientes de um imóvel.
Separamos algumas inspirações interessantes para aproveitar esse mobiliário em diferentes espaços:
Hall de entrada
No hall de entrada, uma mesa de centro pequena pode servir como um ponto focal estiloso. Ela proporciona um espaço conveniente para colocar chaves, correspondências ou até mesmo um vaso decorativo.
Quarto
No quarto, uma mesa de centro pode ser usada como uma mesa de cabeceira alternativa. Opte por um modelo compacto para manter a sensação de amplitude do espaço e não interferir negativamente na circulação de pessoas.
Além disso, ela pode acomodar uma luminária, livros ou mesmo a sua seleção favorita de itens pessoais, proporcionando praticidade e estilo.
Home office
Em um escritório em casa, uma mesa de centro pode ser um elemento funcional e decorativo. Use-a para organizar papéis, materiais ou como suporte para uma cafeteira, por exemplo.
Você pode escolher um design que se alinhe à estética do espaço de trabalho, por exemplo.
Selecionando a mesa de centro ideal para espaços pequenos
A mesa de centro é tão versátil que, além de adaptável a diferentes cômodos, ela ainda encontra o seu espaço em áreas com metragens reduzidas. Para isso, confira algumas dicas que ajudam a maximizar espaço sem sacrificar o estilo:
- Opte por uma mesa de centro compacta e que se adeque ao tamanho do espaço;
- Designs leves e minimalistas evitam a sensação de excesso. Mesas com pernas finas ou estruturas abertas proporcionam uma aparência mais espaçosa;
- Mesas de centro com recursos adicionais, como um nicho, podem ser consideradas para minimizar a necessidade de outros móveis de armazenamento;
- Formas orgânicas, como oval ou livre de cantos pontiagudos, são interessantes para espaços pequenos porque facilitam a circulação ao redor da mesa, evitando obstáculos indesejados;
- Cores claras e neutras ajudam a refletir a luz, criando uma sensação de amplitude.
Decorando sua mesa de centro: dicas e acessórios
Que tal mais inspirações para compor a mesa de centro ideal para os seus clientes? Nesse sentido, alguns itens têm tudo a ver com a composição, independentemente do estilo decorativo. Confira algumas ideias:
- Objetos geométricos ou com design diferenciado;
- Objetos de decoração pessoal;
- Livros de mesa de café;
- Bandejas decorativas;
- Espelhos decorativos;
- Objetos esculturais;
- Caixas decorativas;
- Jogos de tabuleiro;
- Velas decorativas;
- Quebra-cabeças;
- Vasos de flores;
- Porta-retratos;
- Plantas.
Explore inspirações múltiplas com a Accord!
A mesa de centro pode ser uma solução versátil, flexível e cheia de recursos. Para isso, vale a pena identificar os móveis que melhor se adaptem às características dos seus projetos.
E, para isso, a Accord tem tudo para agregar valor aos mais variados estilos decorativos. Conheça nossas linhas de mesa de centro no site!