Iluminação para quarto infantil: 10 dicas e sugestões

Iluminação para quarto infantil: 10 dicas e sugestões

Compartilhe o artigo via:

Seja para ajudar na hora dos estudos, espantar os monstros debaixo da cama ou assegurar que as crianças vejam onde pisam na hora da brincadeira, a iluminação no quarto infantil é um fator fundamental para o crescimento das crianças.

Dar a esse elemento a sua importância também pode beneficiar a vida dos adultos ao permitir, por exemplo, uma maior facilidade nas atividades necessárias naquele ambiente.

Quer entender como iluminar o quarto das crianças e garantir um espaço bonito, lúdico e funcional? Confira as dicas a seguir!

Garantindo o bem-estar infantil através da iluminação adequada 

A luz é fundamental no desenvolvimento infantil. Afinal, a quantidade e a qualidade dela podem proporcionar ambientes melhores para dormir, aprender e brincar.

Se os adultos passam em média um terço de suas vidas dormindo, para as crianças essa proporção é ainda maior, chegando entre 12 e 16 horas por dia para bebês de 4 a 11 meses, segundo um estudo de 2019 da OMS

O mesmo estudo indica que crianças com até 4 anos também têm uma quantidade de horas de sono elevada, entre 10 e 13 por dia.

O tempo de descanso atua diretamente na formação cerebral dos mais novos. Durante esse período o corpo libera os hormônios do crescimento e do aprendizado, impactam diretamente nas habilidades cognitivas, emocionais, físicas e motoras.

Por isso, um quarto com uma iluminação adequada pode ser mais importante para o desenvolvimento de uma criança do que se pode imaginar.

Quarto com decoração infantil em tons rosados com plafon Accord Barril
Maria Luísa Oliveira

Quarto para bebê: particularidades do projeto luminotécnico para esse ambiente 

Quando pensamos na iluminação de um quarto de bebê, há alguns detalhes aos quais devemos nos atentar, que podem não ser tão óbvios em um primeiro momento.

Para evitar acidentes, é recomendado, por exemplo, não posicionar luminárias pendentes acima de berços ou camas. 

Outra sugestão é rebaixar o forro de gesso para facilitar a disposição de luminárias e utilizar fitas de LED ou spots em nichos e prateleiras.

O projeto luminotécnico de um quarto de bebê também pode contemplar os adultos, a fim de auxiliar nas atividades atribuídas a eles, como, por exemplo, amamentação, trocas de fraldas, momentos de ninar, entre outras situações.

O que deve ser observado no projeto luminotécnico para o quarto infantil? 

Agora que você entendeu a importância de garantir um bom projeto luminotécnico para o quarto das crianças, confira os principais aspectos para adequá-lo:

Quantidade de fontes luminosas

Uma dica preciosa é ter mais de uma fonte luminosa disponível no quarto das crianças. Além da iluminação central, marcada geralmente por pendentes ou plafons, considere abajures, arandelas ou colunas.

Isso vai trazer maior praticidade para momentos em que você precisa entrar no quarto, mas não deseja acordar o pequeno, por exemplo.

Tipo de lâmpada

Assim como no quarto dos adultos, o recomendado é que as lâmpadas dispostas no quarto infantil emitam luz em tonalidades mais quentes. Isso significa proporcionar às crianças um ambiente de relaxamento e aconchego, ideal para a hora do sono.

Caso você deseje criar um cantinho de estudos, com uma mesa e uma luminária, pode optar pelas temperaturas de cor fria ou neutra, que permitem o foco. 

Posicionamento 

É possível ter uma iluminação central direta, que ilumine o ambiente de forma homogênea, e pelo menos um foco de iluminação baixa, providenciando uma luz suave durante a noite.

Pode ser uma boa ideia dispor de uma luminária junto ao trocador, para auxiliar nos cuidados com higiene durante a noite, e uma iluminação indireta ao lado da cama, para a leitura antes de dormir.

Para isso, vale calcular quantas fontes luminosas serão necessárias, dependendo da área do quarto infantil e da disposição dos móveis.

Qualidade das luminárias

Luminárias são objetos que ficam em contato direto com eletricidade. Por isso, é fundamental que você utilize produtos certificados e de qualidade, evitando o risco de choques e garantindo a segurança da criança.

Quarto infantil com berço suspenso e luminária Coluna Accord Fuscia ao lado
Arq. Priscila Ledur/ Foto: Marcelo Donadussi

Propostas de iluminação no quarto infantil 

A iluminação do quarto infantil colabora para a evolução dos pequenos, além de refletir as necessidades de cada criança.

Confira algumas dicas para acertar na hora de decorar esse espaço!

Iluminando o caminho para um sono tranquilo 

Um bom sono durante a noite é importante para regular o ciclo circadiano dos adultos, e não seria diferente para as crianças. 

Nesse momento, o recomendado é que o quarto esteja o mais escuro possível, para auxiliar a produção da melatonina, o hormônio do sono, e possibilitar a renovação das energias para o dia seguinte.

O papel da iluminação no aprendizado infantil

O aprendizado infantil está relacionado a diversos momentos, de brincadeiras e de estudo, e foi bastante modificado durante o período da pandemia de Covid-19. 

No caso do estudo, vale garantir à criança uma mesa com iluminação adequada para a realização dos deveres de casa, que auxilie na visão delas.

Para isso, são indicadas as luminárias de mesa e de piso, que direcionam a luz para um ponto focal específico. A temperatura de cor das lâmpadas deve ser, idealmente, branca e neutra, que auxiliam a concentração do jovem estudante.

Criando experiências lúdicas no quarto infantil

Brincar é uma das atividades mais importantes para a criança, já que não só estimula seu desenvolvimento saudável, mas sobretudo a criatividade.

Para esses momentos, é interessante aproveitar a iluminação natural ou proporcionar à criança uma iluminação artificial difusa e bem distribuída, que permita que ela veja melhor os brinquedos.

Além disso, já pensou que a iluminação pode fazer parte da brincadeira das crianças? Com a luminária certa, é possível se divertir muito explorando luzes e sombras.

Abajures diferentes ou fontes de luz apontadas para parede de repente podem se transformar em momentos de brincadeira e diversão ao adivinhar de qual bichinho é a silhueta formada com as mãos.

Medo do escuro: como adequar a iluminação no quarto infantil para amenizar esse receio 

É comum que crianças tenham medo de escuro. Para enfrentar essa questão, a iluminação pode ser uma boa aliada para amenizar a preocupação e mesmo assim proporcionar conforto na escuridão. 

Uma fonte de luz indireta, por exemplo, pode gerar mais suavidade e aconchego que ajudem a criança a cair no sono. 

Arandelas, colunas e abajures podem fazer esse papel ao direcionar a luz para um ponto mais afastado da cama, proporcionando à criança uma sensação maior de comodidade no quarto escuro.

Quarto com decoração infantil em tons rosados com arandela Accord Sakura
Maria Luísa Oliveira

Dicas de iluminação para criar um ambiente propício para o conforto das crianças 

Por fim, sugerimos algumas dicas que podem tornar o ambiente mais aconchegante e confortável para as crianças. Acompanhe!

Incorpore a iluminação natural à rotina

Além de ser uma opção sustentável e positiva, a luz natural é muito importante para a regulamentação do nosso relógio biológico.

Além de frequentar espaços abertos, é importante que, mesmo dentro de casa, os pequenos tenham acesso à luz do sol, vivenciando diferentes fases do dia.

Evite luzes azuladas 

Com os avanços em tecnologia, diversas crianças passaram a conviver intensamente com aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e computadores.

Tais dispositivos emitem luzes azuladas, que não são indicadas aos mais jovens. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças menores de 1 ano não tenham contato algum com telas, enquanto as menores de 2 anos podem ter, no máximo, uma hora de contato diário.

Além de fazerem mal durante a infância, as luzes azuis bloqueiam a produção do hormônio do sono, sendo contraindicada também para adultos no período noturno.

Dê preferência para a iluminação indireta

Caso a luz direta central seja mais abundante, uma maneira de trazer mais conforto à atmosfera do ambiente é dispor da iluminação indireta.

Além de possibilitar uma iluminação mais suave e uniforme, pode ser utilizada em locais estratégicos do quarto, como ao lado de mobiliários específicos.

Invista em luminárias lúdicas e decorativas

Na decoração, as luminárias em formatos que remetem à natureza ou ao imaginário popular podem criar um ambiente mais lúdico e divertido para as crianças. 

A seguir, confira os modelos de luminárias decorativas da Accord que podem proporcionar funcionalidade e encantamento para o quarto infantil.

Sugestões da Accord para levar aconchego e leveza para o espaço das crianças 

Inspiradas na natureza e na cultura brasileira, as nossas luminárias decorativas propõem mais criatividade e interatividade para o espaço dos pequenos! Confira algumas linhas da Accord:

Linha Mancebo Caeté

As luminárias da linha Mancebo Caeté oferecem uma luz suave, filtrada pelos difusores de acrílico. Com um design orgânico e original, inspirado na planta nativa brasileira Helicônia Rostrata, é possível pendurar as roupas das crianças e até colocar pequenos objetos na peça.

Linha Balance

Com opções de arandelas, colunas, abajures, pendentes e plafons, a linha Balance foi inspirada no Saci, querido personagem do folclore brasileiro. 

O desenho da cúpula remonta ao capuz do personagem e pode ser direcionada de acordo com o desejo do usuário. A liberdade de escolha proporciona uma relação amigável e interativa com a luminária, lembrando o aspecto brincalhão do Saci.

A arandela e a luminária de piso Balance possuem uma mesa e, assim como as luminárias da linha Mancebo Caeté, permitem que as peças tenham um caráter multifuncional.

Linha Naiá

A inspiração para as luminárias da linha Naiá é a lenda indígena da Vitória Régia, outro elemento do nosso folclore.

O disco em que está instalada a fonte luminosa pode ser rotacionado, apresentando ora uma face com uma luz mais abundante, ora uma com a luz mais suave, conforme a escolha do usuário para cada momento.

Linha Sakura

A linha Sakura é outra ótima opção para quem busca luminárias com design original, que ofereçam iluminação indireta. 

Disponível nos modelos de arandela e abajur, a luminária em formato de flor de cerejeira deixa o espaço com um toque de leveza e poesia, assim como a planta que serviu de inspiração para a peça.

Linha Fuchsia

Para quem gosta das flores, a Accord também apresenta a linha Fuchsia, que homenageia a flor brinco-de-princesa, planta nativa do Brasil e símbolo do estado do Rio Grande do Sul. 

O design das luminárias Fuchsia remete as pétalas da flor, que parecem flutuar uma sobre as outras, transmitindo um movimento leve e gentil.

Linha Physalis

Por fim, a linha Physalis, inspirada pela planta e sua pequena fruta amarela, apresenta um formato único de luminária, que brinca com as formas geométricas que a natureza nos apresenta. 

Planeje a iluminação da sua casa com a Accord

Há mais de 25 anos, a Accord trabalha com o design sofisticado e contemporâneo de luminárias decorativas de madeira. 

São modelos únicos, manualmente trabalhados, que contam uma história e fazem toda a diferença na hora de iluminar o quarto das crianças.

Entre no nosso site e conheça os pendentes, arandelas, abajures, plafons e colunas que combinam técnicas de artesanato à mais alta tecnologia para transformar a forma com que você vivencia a iluminação!

Compartilhe o artigo via: