Índice
ToggleNo processo de decoração de um ambiente, a paleta de cores é um aspecto que recebe muito destaque. Mas você sabia que ela pode ser pensada em harmonia com a iluminação do espaço?
Isso porque tanto as cores quanto a iluminação utilizada em um projeto decorativo despertam diferentes sensações e percepções daquele contexto e, se trabalhadas juntas, podem colaborar para a criação de ambientes esteticamente agradáveis e funcionais.
Acompanhe o texto para entender como harmonizar diferentes cores na decoração com a iluminação!
Como a escolha certa de cores e iluminação pode influenciar a percepção do espaço
Não é à toa que, quando visitamos um restaurante fast food, as cores de seu interior costumam ser quentes e vibrantes. Tons como vermelho e amarelo incitam e abrem o nosso apetite.
Estímulos desse tipo não valem apenas para essa situação: é notório que as cores são capazes de provocar sensações e percepções nas pessoas e, por isso, são muito utilizadas no design de interiores com esse propósito.
Combinada com a iluminação, a escolha pelas cores certas pode ainda provocar a sensação de amplitude de ambientes, ou até trazer mais calma e conforto aos moradores.
Paleta de cores e luz em sintonia: criando harmonia visual no ambiente
Para criar a sensação desejada em um espaço, é preciso que as cores utilizadas e a iluminação estejam em harmonia.
Na hora de criar essa composição, é interessante considerar o conceito do círculo cromático. Ele é dividido em 12 partes, e cada uma corresponde a uma cor.
Delas, três são cores primárias (amarelo, vermelho e azul), três secundárias (laranja, verde e roxo) e seis terciárias. A partir delas, é possível criar uma infinidade de outras cores.
Veja a seguir como combiná-las com diferentes tipos de iluminação:
Use o círculo cromático para criar contrastes atraentes
As cores complementares são aquelas que se localizam no lado oposto do círculo cromático e que, apesar de bastante distintas, apresentam harmonia entre si.
Exemplos clássicos são as combinações de verde e vermelho, amarelo e violeta e azul e laranja. Esse tipo de contraste pode ser utilizado em ambientes quando se deseja transmitir energia e personalidade.
Se você optou por utilizar um objeto em específico com a tonalidade mais vibrante, pode utilizar a iluminação para destacá-lo ou, ao contrário, direcionar o foco para outra parte do ambiente.
Crie fluidez ao selecionar tons próximos no espectro
Outra opção é a de utilizar cores análogas. No círculo cromático, elas ficam localizadas uma ao lado da outra, e possuem tonalidades mais semelhantes.
É o caso da combinação laranja, amarelo e verde, que ajuda a criar fluidez e unidade de cor no espaço.
Por conter cores com tonalidades próximas, esse tipo de composição é mais simples de trabalhar.
Na iluminação, pode ser interessante equilibrar a tonalidade da luz com a tonalidade das cores, ou seja, se forem utilizados tons mais frios, a iluminação direcionada a esse espaço pode ser de temperatura de cor mais alta.
Diferentes ambientes, diferentes paletas de cores
Já que são responsáveis por despertar sensações variadas nas pessoas, as cores e a iluminação podem ser combinadas conforme as atividades realizadas em determinados espaços.
Cores quentes costumam ser mais pujantes, enquanto cores frias trazem mais calma e relaxamento para os ambientes. Cores neutras, como branco, preto e cinza, podem ser facilmente combinadas com quaisquer tonalidades.
As texturas e tons dos materiais e objetos também podem fazer a diferença. Peças com acabamento em madeira podem trazer diferentes sensações aos moradores, a depender da tonalidade do material, que pode ser mais quente, como a imbuia, ou neutra, como a ash.
Tons suaves e neutros para ambientes relaxantes e serenos
Verde, azul e violeta: em diferentes tonalidades, essas são as cores consideradas frias, ou seja, com tonalidades de baixa frequência.
Elas transmitem uma sensação de equilíbrio, frescor e tranquilidade, e são indicadas para ambientes de relaxamento, como o quarto e a sala de estar.
Para criar essa sensação de aconchego, podem ser combinadas com uma iluminação do tipo indireta e o uso de abajures e arandelas.
Cores vibrantes para espaços energéticos e criativos
Ao contrário das cores frias, as cores quentes apresentam tonalidades de alta frequência e são estimulantes para os olhos, proporcionando ânimo, calor e muita personalidade ao ambiente.
Como exemplos clássicos, estão o amarelo e laranja, que ficam bem em espaços de maior atividade, como a cozinha.
Para ampliar essa sensação, pode-se utilizar uma iluminação direta e de tarefa, estrategicamente posicionada para a realização das atividades exercidas.
Combinando a paleta de cores da decoração com a iluminação
Além de influenciar nas sensações geradas em determinados ambientes, a iluminação colabora para a intensidade com que vemos as cores utilizadas na decoração.
A seguir, entenda como utilizar esses dois elementos no projeto decorativo.
Crie focos de luz para realçar cores específicas na decoração
Essa dica pode variar de acordo com o que você deseja realçar (ou esconder) no ambiente decorado.
Um objeto com uma cor intensa, que mereça atenção especial, pode recebê-la a partir da iluminação de destaque, ou focos de luz que o evidenciem. Pode ser uma parede especial, uma poltrona ou até uma estante.
Escolha as fontes de iluminação conforme o projeto de decoração
A escolha das luminárias pode influenciar no projeto decorativo. Em primeiro lugar, porque a própria cor e o design desse objeto colaboram para a composição daquele espaço.
Em segundo lugar, porque a temperatura de cor da fonte luminosa interfere significativamente nas cores utilizadas na decoração.
Quanto menor a temperatura de cor da luz, mais amarelada ela será, e quanto maior a temperatura, mais branca.
O fator que mais influencia na reprodução das cores em contextos decorativos, no entanto, é o Índice de Reprodução de Cor (IRC). Em uma escala de 0 a 100, quanto maior esse índice, mais fidedigna é a reprodução da cor iluminada. Lâmpadas com IRC a partir de 80 são consideradas fidedignas à reprodução das cores no seu entorno.
Dica: Como as características da luz influenciam na percepção dos ambientes?
Teste amostras de cores sob diferentes tipos de iluminação
Em geral, luzes mais quentes funcionam com cores também quentes. Elas compõem ambientes aconchegantes e confortáveis, além de criar uma atmosfera intimista.
Luzes mais brancas ou frias, por sua vez, combinam melhor com uma paleta de cores também frias. Elas transmitem a sensação de amplitude e estimulam o foco.
O ideal, no entanto, é sempre testar a sobreposição de diferentes cores com iluminações diversas, para garantir o resultado desejado.
O poder das luminárias na complementação da decoração de um ambiente
As luminárias decorativas, no entanto, podem colaborar para o seu projeto de outras formas além do tipo de luz que emitem.
Isso porque elas, por si só, são objetos que compõem visualmente o espaço. Suas cores, texturas e formatos colaboram para criação de diferentes sensações e percepções de um ambiente, principalmente se contarem com um design original e materiais de qualidade.
É o caso das luminárias da Accord que, além de serem peças que equilibram beleza e funcionalidade, podem ainda serem personalizadas conforme as necessidades do cliente.
Na personalização de luminárias Accord, o acabamento e, em alguns casos, o tamanho da luminária são escolhidos pelo comprador.
As opções de acabamento são diversas: há madeiras de alta qualidade, como nogueira, louro freijó, teca e imbuia, e cores como ouro, bronze, verde oliva, azul cetim e chumbo.
As opções de acabamento disponíveis para cada modelo de luminária podem ser conferidas no site.
Componha a iluminação da sua casa com a Accord
Para criar diferentes sensações e percepções nos ambientes da sua casa, utilize as luminárias decorativas da Accord.
Há mais de 25 anos, a empresa trabalha com o design sofisticado de luminárias em madeira, feitas a partir de técnicas de artesanato alinhadas à mais alta tecnologia.
Conheça os modelos de pendentes, plafons, arandelas, abajures e colunas no site da Accord.