Quarto de bebê em tom amadeirado com berço suspenso, árvore pequena e luminária de piso Accord

O que significa Human Centric Lighting? Entenda o conceito

Compartilhe o artigo via:

Nos últimos anos, um conceito inovador tem ganhado destaque entre arquitetos e designers de interiores: a Human Centric Lighting (HCL). Este conceito vai além da iluminação na forma em que estamos acostumados no dia a dia, ele busca harmonizar luz e saúde de forma integrada.

É por isso que, neste texto, vamos entender a essência do Human Centric Lighting, seu conceito, sua importância crescente no design contemporâneo e os benefícios que essa abordagem traz para a saúde e a produtividade das pessoas. 

Continue a leitura para descobrir como criar ambientes mais saudáveis através da iluminação! 

Introdução ao Human Centric Lighting

A Human Centric Lighting (HCL) é um conceito que coloca o ser humano no centro do design de iluminação, que surgiu a partir de estudos sobre os efeitos da luz no corpo humano. Essa técnica busca criar ambientes que proporcionem mais qualidade de vida, através da saúde e do bem-estar.

A ideia é simples: alinhar a utilização da luz ao ritmo natural do nosso corpo, conhecido como ritmo circadiano. Ou seja, ciclos biológicos que regulam diversas funções do organismo, como o sono, a vigília, reações químicas e fisiológicas e até mesmo o humor.

Nesse sentido, a luz natural exerce grande influência na manutenção desses ciclos, pois contribui para a produção de hormônios importantes para a regulação das atividades do corpo, como a melatonina e o cortisol.

No entanto, com a vida contemporânea, em que passamos a maior parte do tempo privados da luz do dia em ambientes internos, seja em casa ou no trabalho, muitas vezes ficamos expostos a padrões de iluminação que não correspondem às necessidades biológicas do nosso corpo.

Assim, o HCL propõe uma solução para esse problema: utilizar as tecnologias para replicar a qualidade da iluminação natural em ambientes fechados. 

Isso envolve pequenas ações como ajustar a intensidade, a cor e a temperatura da luz ao longo do dia, para se aproximar do ciclo do sol, e proporcionar maior bem-estar para as pessoas que ali realizam suas atividades. 

Benefícios do Human Centric Lighting

Aderir os conceitos do Human Centric Lighting em seus projetos de interiores traz uma série de benefícios que vão além da iluminação do espaço. Acompanhe, a seguir, um pouco mais sobre cada um deles:

  • Melhora a produtividade: ambientes que seguem os princípios do HCL, ajudam a manter os níveis de energia e concentração das pessoas ao longo do dia. Isso é benéfico em escritórios e espaços de trabalho, onde a luz adequada contribui para melhorar o desempenho nas tarefas;
  • Eleva o nível de satisfação e bem-estar: a iluminação ajustada ao ciclo circadiano aumenta a sensação de conforto e equilíbrio. Isso pode resultar em melhor qualidade de sono, humor mais estável, maior disposição e menor sensação de fadiga;
  • Melhorias na saúde: a exposição adequada à luz ajuda a regular a produção de hormônios importantes para o funcionamento do corpo humano. Essa ação pode levar a uma série de melhorias, desde a redução do estresse até a prevenção de problemas de saúde mental ou distúrbios do sono;
  • Economia de energia: sistemas de iluminação que se ajustam automaticamente ao longo do dia podem ser mais econômicos em termos de consumo energético. Isso, além de reduzir os custos operacionais, também é uma escolha mais sustentável para o meio ambiente.
Sala com carpete avermelhado, paredes beges, quadros de plantas e luminária de piso Accord
Arq. Selma de Sa e Yamamyra

Aplicações do HCL em diferentes espaços

O Human Centric Lighting é bastante versátil e pode ser aplicado em diversos tipos de projetos e ambientes, considerando as necessidades de cada local e a especificidade dos projetos:

Escritórios

Em escritórios, por exemplo, a iluminação pode ser ajustada para melhorar a concentração e a produtividade da equipe.

Na prática, a luz natural do início da manhã ativa nosso relógio biológico e nos prepara para o dia. Sendo assim, neste momento, usar uma fonte de luz artificial mais fria e intensa pode replicar essa sensação, enquanto ajuda a despertar e aumentar a atenção nas tarefas exercidas no trabalho.

Já na parte da tarde, uma luz quente proporciona um ambiente mais relaxante, ajudando a reduzir o estresse, semelhante ao que faz a luz solar ao fim do dia.

Escolas 

Nas escolas, o HCL pode ser utilizado para criar um ambiente de aprendizado mais criativo e estimulante, com a iluminação ajustada para diferentes atividades, como aulas teóricas, leituras ou atividades práticas.

Uma luz mais brilhante e fria pode ser usada durante as aulas nas salas e em laboratórios para manter os alunos em estado de alerta, enquanto uma luz mais suave pode ser ideal para momentos de leitura na biblioteca ou relaxamento nos intervalos.

Hospitais

Em ambientes como clínicas e hospitais, a Human Centric Lighting pode ter um impacto significativo no bem-estar dos pacientes e na eficiência do trabalho dos profissionais de saúde.

Nos quartos, a iluminação pode ser ajustada para proporcionar um ambiente tranquilo para o descanso e a recuperação, imitando o ciclo natural do dia e da noite.

Já nas áreas de trabalho de médicos e enfermeiros, uma iluminação fria e intensa ajuda a ter precisão e concentração nas atividades, aumentando a segurança e reduzindo a fadiga e os erros.

Indústrias 

Nas indústrias, o HCL pode ser utilizado para melhorar a segurança e a produtividade dos trabalhadores.

Em ambientes de produção, uma iluminação brilhante e fria ajuda a manter os funcionários ativos e concentrados. À medida que o dia avança, a temperatura da luz pode ser ajustada para tons mais quentes para melhorar o conforto visual e fazer uma transição gradativa, como aconteceria no ambiente natural.

Durante a noite, optar por uma iluminação suave pode reduzir as influências negativas que a luz fria e intensa exerce na síntese de hormônios do corpo, e proporcionar mais qualidade na saúde de quem trabalha nesse turno.

Além disso, em áreas de descanso, uma luz baixa ajuda a aumentar a sensação de relaxamento e a fazer com que os colaboradores se sintam com a energia recuperada durante as pausas nas atividades do trabalho.

Como implementar HCL em projetos luminotécnicos?

Se você é arquiteto ou designer de interiores, é importante considerar alguns aspectos para garantir que a Human Centric Lighting seja implementada de forma correta nos projetos luminotécnicos, a fim de atender às necessidades específicas do espaço e dos ocupantes.

Para isso, começar pela distribuição dos pontos de iluminação no layout do ambiente e a escolha das luminárias é o mais indicado.

Além de garantir que a quantidade de luz será suficiente para cada tarefa exercida no local, opte por luminárias que ofereçam controle sobre algumas características da luz, como a temperatura de cor e a intensidade.

Nesse sentido, luminárias LED ajustáveis são uma excelente opção, além de serem conhecidas pela sua durabilidade e eficiência energética. Além disso, considere dispositivos que ofereçam distribuição uniforme da luz em áreas de trabalho, para evitar sombras e espaços mal iluminados.

Os sensores são outro componente importante na implementação do HCL. Sensores de presença e de luminosidade podem ser integrados ao sistema de iluminação para ajustar automaticamente a luz com base na ocupação do espaço e na quantidade de luz natural disponível.

Isso ajuda a melhorar o conforto no ambiente e contribui para a economia de energia.

Os sistemas de controle também podem ser considerados. Eles permitem configurar diferentes cenários de iluminação ao longo do dia, para fazer ajustes automáticos da temperatura de cor e a intensidade da luz de acordo com as atividades realizadas no espaço.

Além disso, a colaboração com outros profissionais, como engenheiros elétricos e especialistas em iluminação, pode ser importante para garantir que o sistema de HCL seja implementado da maneira correta. Eles podem compartilhar experiências e informações técnicas para ajudar a resolver possíveis desafios durante a instalação.

Mais saúde e bem-estar em seus projetos com a Accord

Viu só como integrar os conceitos do Human Centric Lighting em seus projetos pode transformar a experiência dos usuários através de ambientes que promovem conforto, harmonia e elevam a produtividade em diversas atividades?

Para arquitetos e designers de interiores que desejam oferecer o melhor em iluminação, na Accord você encontra produtos inovadores, que combinam sustentabilidade, funcionalidade e elegância, criados a partir de madeira certificada e com designs exclusivos.Por isso, não deixe de conhecer nosso catálogo completo e explorar as múltiplas possibilidades para seus projetos comerciais e residenciais!

Compartilhe o artigo via:

Você pode gostar