Interior de quarto com decoração em tons amadeirados e terrosos

Iluminação decorativa ou funcional? Entenda as diferenças!

Compartilhe o artigo via:

Poucas coisas são tão impactantes no design de interiores quanto a escolha adequada da iluminação decorativa quando se trata de transformar um ambiente.

Essa é uma solução muito utilizada para trazer mais estilo e personalidade aos projetos, que valoriza o espaço e o deixa mais aconchegante.

Neste texto, vamos entender o conceito de iluminação decorativa e como ela se diferencia da iluminação funcional. Discutiremos como utilizá-las e como cada uma contribui para realçar a beleza de um espaço, com dicas práticas para ajudar na decisão entre as duas opções. 

Continue a leitura e descubra como transformar seus ambientes de maneira surpreendente!

O que é iluminação decorativa?

Diferente da iluminação funcional, que tem como principal objetivo proporcionar a quantidade de luz necessária para uma melhor visibilidade para realizar tarefas, a iluminação decorativa prioriza a estética e a criação de um ambiente suave e acolhedor.

Sua principal característica é o apelo visual, de forma que as luminárias como abajures, arandelas e pendentes são escolhidos pelo seu design e estilo que acrescentam ao espaço, além da luz que emitem.

Esse tipo de iluminação é frequentemente usado para dar destaque a elementos específicos da decoração, como obras de arte, plantas, fotografias, móveis e até mesmo um cantinho especial.

Além disso, a sensação de aconchego pode ser gerada através do uso de luzes mais suaves e quentes, ideais para áreas de descanso, como salas de estar e quartos, e proporcionam mais bem-estar.

Existem inúmeras opções de luminárias decorativas no mercado hoje, desde as mais clássicas até as contemporâneas, e essa variedade permite que você escolha peças que complementem o estilo do seu ambiente.

Quais as principais diferenças entre a iluminação decorativa e a funcional?

A iluminação decorativa e a funcional têm propósitos distintos no design de interiores, e entender essas diferenças vai te ajudar a criar ambientes bem planejados e agradáveis.

A iluminação funcional tem como principal objetivo garantir a visibilidade necessária para realizar tarefas diárias com qualidade e segurança. Ela garante que áreas como cozinhas, escritórios e banheiros estejam bem iluminadas para facilitar atividades como cozinhar, ler ou se maquiar.

Por outro lado, como mencionamos, a iluminação decorativa é utilizada de forma estética. Ela destaca elementos específicos da decoração ou da arquitetura, e cria pontos de interesse visual. 

Além disso, esse tipo de iluminação também é comum em áreas externas, como varandas e jardins, para dar destaque aos caminhos e a vegetação, e até mesmo em espaços comerciais, como lojas, restaurantes, museus e galerias de arte, para evidenciar produtos, quadros e esculturas.

Outra diferença importante é a versatilidade de design. Enquanto a iluminação decorativa pode ser encontrada em uma variedade de opções e estilos, a funcional tende a ser mais uniforme e menos variada em termos de design, que prioriza mais a praticidade do que a estética.

Principais tipos de iluminação decorativa

A seguir, vamos conhecer os principais tipos de iluminação decorativa e alguns exemplos de produtos da Accord Iluminação que se adequam perfeitamente em cada categoria. Acompanhe!

Luminárias de piso

As luminárias de piso são alternativas versáteis que podem ser usadas em diversos ambientes, como salas de estar, quartos e escritórios. Elas são boas opções para criar pequenos pontos de luz em áreas específicas, enquanto proporcionam uma iluminação suave e agradável.

Na Accord você encontra alguns modelos como a Coluna Accord Balance, que tem o eixo de iluminação mais direcionado, interessante para ser usada em ambientes de leitura ou dar destaque a itens decorativos.

Se você busca um design mais sofisticado, contemporâneo e materiais simples, a Coluna Accord Nostalgia é uma boa opção. Já a Coluna Mancebo Caeté é uma peça de destaque por si só. Uma boa alternativa para usar na sala de estar como item complementar ao design de interiores desse ambiente. 

Sala de jantar em tons claros com pendente Accord
Amanda Heineck/ Foto: Artur P. Junqueira

Pendentes

Os pendentes são perfeitos para elevar o nível de elegância e sofisticação do ambiente. Eles podem ser usados sobre mesas de jantar, bancadas de cozinha, bancada de bares, mesa de jogos, na lateral da cama ou até mesmo em corredores.

Nossos pendentes da Linha Cônica combinam um design contemporâneo com materiais de alta qualidade e criam um ponto focal interessante no seu espaço.

Para projetos com um estilo mais voltado para o romântico, uma boa opção é o Pendente Fuchsia, que tem seus traços inspirados na delicadeza da flor fuchsia, com a forma orgânica e fluida, que traz leveza e movimento ao ambiente.

Arandelas

As arandelas, por sua vez, são uma excelente opção para quem deseja iluminar paredes e criar um efeito visual interessante em objetos neste local. Elas podem ser usadas em corredores, salas de estar, quartos, mesas de estudo e até em banheiros, próximas a bancadas e banheiras.

Para esse caso, peças como a Arandela Cônica, são discretas, com design minimalista e sofisticado, que permite dar ênfase para as áreas de interesse sem roubar a cena.

Por outro lado, a Arandela Sakura é uma opção que pode ser usada como o próprio objeto de destaque. Tem um design mais ousado, que eleva a personalidade do ambiente, sem perder a elegância.

Armário lateral com abajur Accord
Jéssica Nunes

Abajures

Os abajures são peças clássicas na iluminação decorativa e podem ser usados em mesas de cabeceira, aparadores e mesas laterais. Eles trazem uma luz mais suave ideal para momentos de relaxamento.

Aqui na Accord temos uma seleção de abajures que atendem ao seu projeto. Alguns modelos são peças coringa, como a Linha Clean e a Linha Cônica, peças charmosas e funcionais.

Já na Linha Stecche Di Legno é possível encontrar abajures mais imponentes, com o design mais trabalhado, que certamente não passará despercebido na decoração. 

Benefícios de investir na iluminação decorativa

Investir em iluminação decorativa oferece algumas vantagens que podem transformar um projeto arquitetônico ou de design de interiores.

Primeiramente, ela permite realçar os elementos que você deseja, como texturas, materiais e peças de mobiliário, criando pontos focais que direcionam o olhar e valorizam a composição do espaço.

Dessa forma, é possível criar uma hierarquia visual que destaca áreas de interesse e confere profundidade ao ambiente.

Além disso, também tem o poder de modificar a percepção espacial. Por exemplo, luminárias estrategicamente posicionadas podem ampliar visualmente um ambiente, aumentar a sensação de aconchego ou até mesmo dinamizar um espaço monótono.

Do mesmo modo, a escolha de luminárias com design diferenciado também contribui para a criar a identidade do projeto, refletindo o estilo e a personalidade do espaço e de quem o utiliza.

A flexibilidade é outro ponto forte nesse estilo de iluminação. Aliando o uso de sistemas de controle de intensidade com a temperatura de cor mais adequada para o ambiente, é possível adaptar a diferentes necessidades e momentos do dia.

Por fim, a iluminação decorativa enriquece a experiência sensorial dos ocupantes. Ela contribui para a funcionalidade do espaço, enquanto cria um ambiente que pode influenciar positivamente no bem-estar das pessoas, sendo uma ferramenta poderosa mais um estilo de vida mais equilibrado. 

Como escolher entre iluminação decorativa e funcional?

Veja, a seguir, algumas dicas simples que podem ajudar a escolher o melhor tipo de iluminação para cada ambiente:

  • Avalie a finalidade do ambiente: em locais como cozinhas e escritórios, dê preferência a iluminação funcional para garantir precisão visual. Já para salas de estar e quartos, a decorativa ajudará a criar um ambiente mais relaxante;
  • Considere o tamanho e a disposição do espaço: em lugares amplos a luz funcional garante que todas as áreas sejam bem iluminadas, enquanto a decorativa pode ser usada para destacar zonas específicas;
  • Integre diferentes tipos de iluminação: combine a funcional e decorativa para criar camadas de luz;
  • Leve em conta o estilo e a personalidade do espaço: escolha luminárias que harmonizem com os materiais, cores e texturas do ambiente, de forma que complemente o design geral;
  • Aproveite a flexibilidade e versatilidade: em espaços multifuncionais, é possível integrar ambos os tipos de iluminação.

Combinando a iluminação decorativa e funcional em diferentes espaços

Combinar iluminação decorativa e funcional em diferentes espaços ajuda a deixá-los mais agradáveis e práticos. Por isso, trouxemos algumas sugestões de como aplicar essas duas abordagens em diferentes ambientes da casa. Veja!

Sala de estar

A sala de estar é um espaço de convivência e relaxamento. Para criar um ambiente acolhedor e prático ao mesmo tempo, considere: usar luminárias embutidas, como plafons, ou trilhos de luz para iluminar o ambiente de forma geral em momentos em que isso for necessário; para a iluminação decorativa, adicione abajures e luminárias de piso para criar pontos de interesse e destacar elementos decorativos. Um lustre ou pendente pode servir como peça central, que traz elegância e deixa o ambiente mais dinâmico.

Cozinha

A cozinha é um espaço onde a funcionalidade é primordial! Mas isso não significa que a decoração deva ser deixada de lado.

Para garantir uma boa iluminação, instale luzes embutidas no teto e sob os armários e bancadas de trabalho, para garantir uma luz direta nas áreas de trabalho.

Para complementar a iluminação funcional com mais estilo, podem ser adicionados pendentes sobre a ilha, península ou a mesa de jantar.

Escritório

No escritório, a iluminação pode ser pensada para aumentar a produtividade, garantir o foco e a concentração, sem atrapalhar o conforto visual.

Desse modo, uma luminária de mesa ajustável é uma boa alternativa para realização de tarefas específicas desse local.

Para adicionar um toque decorativo, considere luminárias com design mais robusto, para criar um ponto de destaque, mas não se esqueça de combiná-las ao estilo do ambiente.

Quarto

No quarto, é interessante que a iluminação seja, preferencialmente, suave e relaxante. Assim, os abajures de mesa são mais adequados para leitura, enquanto luzes quentes provenientes de luminárias embutidas no teto podem fornecer uma iluminação geral suave.

Para um toque decorativo, considere um lustre ou pendente próximo à cama, sobre uma mesa lateral, ou até mesmo fitas de LED atrás de um painel de cabeceira para criar um efeito de luz indireta.

Banheiro

No banheiro, a iluminação funcional é muito importante para a realização de atividades como maquiagem, cuidados com a pele e o ato de barbear.

Dessa forma, luzes embutidas ao redor do espelho garantem uma iluminação direta e sem sombras, que permitem a execução dessas tarefas com segurança.

Já as arandelas nas laterais do espelho, ou luminárias pendentes, trazem um efeito decorativo a este espaço.

Transforme seus projetos com as luminárias Accord

Como vimos, a combinação de iluminação decorativa e funcional pode valorizar a estética e contribuir para uma melhor qualidade de vida em um ambiente.

Cada espaço tem suas necessidades, e saber como aplicar diferentes tipos de iluminação faz toda a diferença no resultado de um projeto de interiores.

Se você busca soluções de iluminação que aliam design e funcionalidade, na Accord você encontra as melhores opções do mercado. Conheça nosso catálogo completo!

Compartilhe o artigo via:

Você pode gostar