Índice
ToggleCom poder de provocar diferentes sensações, a iluminação da sala de estar e de jantar é um aspecto bastante importante do projeto de iluminação e decoração de uma casa. Afinal, esses ambientes costumam ser onde recebemos amigos e familiares, promovemos festas e confraternizações.
A iluminação pode mudar radicalmente a percepção desses espaços, proporcionando maior conforto e relaxamento ou foco em atividades pontuais. Você sabe como trabalhar a iluminação da sala de acordo com as atividades realizadas ali? Saiba mais a seguir!
Como a iluminação correta pode transformar o ambiente da sua sala de estar e sala de jantar
A iluminação da sala de estar e jantar de uma residência é parte importante de um projeto luminotécnico, e são personalizados em consonância com a vivência dos usuários.
Se esses ambientes são utilizados para relaxar após um longo dia de trabalho, a luz indireta é uma boa escolha. Mais suave, ela incentiva uma maior permanência no espaço, e é indicada como iluminação complementar para lugares de socialização. Para criar esse efeito, você pode apostar em abajures ou luminárias de piso.
Por outro lado, se o ambiente for utilizado para a realização de tarefas, a iluminação difusa pode ser bastante útil. Uma iluminação difusa com um bom fluxo luminoso e temperatura de cor adequada pode ser indicada para atividades que requerem maior visibilidade, já que ela não gera sombras e espalha a luz de forma confortável aos olhos. Experimente utilizá-la em um canto de leitura na sala de estar a partir de um abajur com uma cúpula.
A iluminação direta também pode ser uma alternativa. Na sala de jantar, ela pode estar presente a partir de pendentes ou plafons, que são bastante utilizados para iluminar regiões maiores, como a mesa de refeições.
Lembre-se ainda de considerar outros fatores, como tipos de lâmpada e diferentes temperaturas de cor. Isso faz toda a diferença na elaboração de um projeto de iluminação.
Como a iluminação da sala de estar e jantar pode harmonizar com a decoração desses ambientes?
Para que a iluminação harmonize com a decoração de um ambiente, experimente combinar as luminárias com o estilo e cores do espaço, para criar uma sensação de sintonia e continuidade. O arranjo e acabamento dos móveis também podem ser combinados com a iluminação e decoração desejada.
No projeto de interiores, é ideal que o posicionamento e os tipos de luminárias que serão utilizadas já sejam previamente sinalizados, para não haver problemas no momento de instalação e uso das fontes luminosas.
Efeitos de iluminação que fazem a diferença na sala de estar e jantar
Alguns efeitos de iluminação podem mudar a forma que você utiliza a sua sala de estar e jantar. Conheça alguns deles:
Iluminação embutida no teto
Como iluminação principal da sala, você pode utilizar pendentes ou então a iluminação embutida no teto. Para esta última, os spots embutidos são uma opção, já que distribuem a luz pelo ambiente e podem colaborar para destacar algum elemento da decoração.
Iluminação indireta
Esse tipo de iluminação pode ser utilizado para criar ambientes mais confortáveis e aconchegantes. Eles podem ser criados a partir de luminárias de piso, arandelas ou abajures.
Além de descentralizar a iluminação, conferindo aconchego ao espaço, elas ainda podem ser dispostas estrategicamente ao lado de objetos que requeiram maior iluminação.
A iluminação indireta funciona muito bem de maneira complementar em um ambiente, e nesse caso é indicado que haja uma iluminação principal que proporcione maior visibilidade conforme as necessidades dos moradores.
Contudo, uma iluminação indireta com um fluxo luminoso alto consegue iluminar todo o espaço, não sendo necessário o uso de outra fonte luminosa geral.
Uso de luminárias decorativas
A funcionalidade não é o único fator que deve ser considerado ao criar seu projeto de iluminação. Se desejado, as luminárias também podem servir como objetos decorativos, que conversam com o restante da ambientação.
Os modelos de luminárias decorativas da Accord possuem design único e atemporal, e funcionam bem em ambientes com diferentes propostas e estilos.
Combinação de mais de um modelo de luminárias
Por fim, você pode combinar diferentes tipos e modelos de luminárias em uma mesma situação. A utilização de fitas de LED para destacar certos pontos, por exemplo, pode funcionar bem com um plafon localizado no teto e arandelas nas paredes.
Pendentes mais detalhados, por outro lado, podem estar ao lado de luminárias mais discretas ou até embutidas, a fim de criar um equilíbrio no ambiente.
Como encontrar o melhor posicionamento para as luminárias na sala de estar e jantar?
Uma iluminação adequada nem sempre significa iluminar todos os espaços de um ambiente. Por vezes, sombras e penumbras podem ajudar a criar efeitos desejados em um determinado contexto.
Na sala de estar, por exemplo, se você deseja criar uma situação confortável, é possível dispor de abajures sobre mesas de apoio ou luminárias de piso localizadas ao lado de mobiliários para criar espaço de leitura, assistir à televisão ou descansar.
A iluminação principal pode ser realizada a partir de um plafon ou pendente localizado no teto, que iluminará o ambiente de maneira mais uniforme.
Na sala de jantar, o recomendado é a disposição de plafons e pendentes alinhados à mesa, ponto principal do ambiente.
Iluminação para ambientes integrados: o que fazer nessa situação?
Ambientes integrados podem proporcionar reuniões mais confortáveis e dinâmicas. O conceito aberto, que virou tendência nos últimos anos, torna as salas um só espaço, criando uma área útil maior e aumenta a possibilidade de socialização entre as pessoas que se situam na cozinha e nas salas.
Pendentes acima da bancada e mesa de jantar podem servir como elementos delimitadores dos espaços. Plafons ou spots embutidos podem ser usados como iluminação principal da área destinada à sala de estar e living.
Além disso, abajures e luminárias de piso podem ser posicionadas mais próximas de sofás ou poltronas, complementando a iluminação e também criando novos ambientes em uma mesma situação.
Quanto à temperatura de cor das lâmpadas, o contraste entre a iluminação pode quebrar a fluidez do espaço. Ao utilizar diferentes temperaturas de cor nas salas de estar e de jantar, é interessante optar pela luz neutra em uma delas. Assim, a diferença entre a luz branca ou amarelada não fica tão evidente.
Para integrar diferentes espaços, vale ainda utilizar luminárias que dialoguem entre si, feitas, por exemplo, do mesmo material.
A importância da iluminação natural para o ambiente
A luz natural é outro elemento que pode deixar um ambiente mais agradável e acolhedor ao proporcionar uma sensação de amplitude e clareza, tornando os espaços maiores e convidativos.
É importante, no entanto, que o seu projeto de decoração considere recursos para evitar o excesso de incidência solar, que pode desgastar objetos ao longo prazo. Para isso, considere a disposição de cortinas e persianas tanto na sala de estar quanto na de jantar.
Ilumine a sua sala com a Accord
Há mais de 25 anos, a Accord produz luminárias em madeira únicas, com designs sofisticados e contemporâneos.
Esses verdadeiros objetos decorativos oferecem os mais diversos tipos de iluminação que podem transformar o projeto luminotécnico da sua sala.
Afinal, as luminárias da Accord combinam o que há de mais especial das técnicas de artesanato à mais alta tecnologia, proporcionando objetos únicos para ambientes residenciais e comerciais.
Conheça os modelos de luminárias da Accord e torne a decoração do seu espaço ainda mais especial!