Conheça o estilo hygge e veja como adotá-lo no projeto

Conheça o estilo hygge e veja como adotá-lo no projeto

Compartilhe o artigo via:

Se você está buscando uma atmosfera de conforto e bem-estar em seus projetos de interiores, o estilo hygge pode ser a resposta. 

Originário da Dinamarca, ele é uma tendência de decoração que já é considerada como um verdadeiro estilo de vida. 

Por isso, veremos o que é o hygge, quais os seus elementos e como integrá-lo em seus projetos, com foco em mobiliário e iluminação.

Vamos lá?

O que é o hygge: mais que uma tendência, um estilo de vida

O conceito dinamarquês hygge é uma filosofia que valoriza o conforto, o bem-estar, a simplicidade e o “sentir-se em casa”. Assim, ele vai além da estética, pois envolve a busca por momentos de felicidade e conexão no espaço, valorizando os pequenos prazeres da vida.

Surgiu principalmente porque os dinamarqueses possuem um inverno rigoroso, com poucas horas de sol por dia. Isso faz com que passem longos períodos dentro de casa e, para lidar com essa questão, desenvolveram práticas para criar bons momentos no lar. 

Além disso, as características do estilo hygge vão na contramão de um mundo cada vez mais acelerado e tecnológico, representando uma volta às origens, com valor na calma, na afetividade, na tranquilidade e na harmonia com o que está ao redor.

E essa tendência escandinava não possui regra de aplicação. Ou seja, você pode criar o seu ambiente de refúgio da forma como se sente mais confortável, seja criando um espaço de leitura mais intimista na sala ou reunindo amigos para uma conversa ao redor da mesa de jantar, usando as louças da família.

Contudo, existem formas mais técnicas de colocar isso em prática. Continue a leitura para conhecer.

Materiais e texturas: a essência tátil do hygge

No estilo hygge, os materiais e texturas são elementos que determinam como será a sensação daquele espaço, buscando refletir principalmente o aconchego. 

Para isso, é interessante optar por materiais naturais, que transmitem sensação de conforto. 

A textura da madeira, por exemplo, já traz uma percepção calorosa e de conexão com a natureza, criando ambientes que convidam ao relaxamento e à contemplação.

Além dessas sugestões, os tecidos naturais, como linho, lã e algodão, adicionam uma sensação de conforto aos espaços e contribuem para uma experiência tátil pela suavidade ao toque.

Elementos de decoração que evocam o estilo escandinavo

Na busca de criar uma decoração hygge, é importante investir em objetos que transmitam sentimentos de calma e tranquilidade. 

Como exemplo, podemos citar as velas perfumadas, almofadas, cobertores de lã e livros, itens que ajudam a criar essa experiência acolhedora.

Lembre-se sempre de priorizar objetos e itens de decoração que tenham significado pessoal e que tragam boas lembranças, pois é isso que irá contribuir para um ambiente mais acolhedor e pessoal. 

Cores e paleta: como as escolhas cromáticas influenciam o hygge

As cores podem determinar nossas emoções e definir como percebemos e sentimos os espaços.

Veja como elas influenciam o estilo hygge:

Cores neutras 

Tons suaves de branco, bege, cinza e marrom são opções ideais para criar uma paleta que traz sensação de calma e serenidade aos ambientes. Elas funcionam bem em paredes, pisos e móveis, criando uma base neutra que pode ser complementada.

Tons terrosos 

O ocre, terracota e verde musgo transmitem calor e profundidade aos espaços, ao mesmo tempo que lembram a natureza. Utilize esses tons em acessórios decorativos, como almofadas, tapetes e obras de arte, para adicionar um toque de cor e vitalidade aos ambientes.

Cores suaves 

O rosa-claro, azul-celeste e verde-menta remetem à delicadeza, leveza, serenidade e tranquilidade. É interessante usar nas paredes, cortinas e acessórios decorativos para criar espaços com essa identidade.

Além dessas cores, os tons mais quentes, como o amarelo e o laranja, também podem ser utilizados para adicionar um toque de alegria e vitalidade ao ambiente. 

Mas recomendamos evitar cores excessivamente estimulantes, priorizando uma paleta que traga uma sensação maior de equilíbrio, levando em conta o impacto emocional que elas podem ter sobre as pessoas.

Sala em tons terrosos com janela grande e pendente Accord
Arq. Juliana Camara/ Foto: Douglas Ribeiro Fagundes

Iluminação e hygge: criando ambientes aconchegantes

No conceito hygge, a iluminação certa pode transformar completamente como aquele espaço é percebido pelos ocupantes e qual nível de bem-estar eles sentirão, incluindo a capacidade de alteração do humor.

Então, além da função de trazer claridade, a luz é valorizada pelas sensações que pode causar.

Nesse sentido, a luz natural é uma das mais desejadas, pois consegue unir a necessidade de conexão com a natureza e a claridade suave no ambiente, além de contribuir para regular o ciclo circadiano

Para isso, são utilizadas janelas amplas e cortinas leves, que permitem a entrada abundante de luz durante o dia.

No entanto, durante a noite ou em ambientes internos mais fechados, é importante recorrer a fontes de luz artificial, que tragam a luminosidade necessária para o conforto e funcionalidade dos espaços. 

A linha Dot da Accord conta com arandelas, abajures, pendentes e luminárias de piso, que oferecem uma iluminação mais intimista e sofisticada para o ambiente, sendo bons exemplos para criar espaços segundo a filosofia hygge.

Para reforçar essa atmosfera de conforto, priorize a escolha de peças que emitam uma luz difusa para trazer a tranquilidade, convidando as pessoas a se recolherem em momentos de relaxamento. Isso é possível com o uso de abajures, luminárias de piso e de mesa. 

Peças como a coluna da linha Living Hinges, da Accord, por exemplo, combinam o minimalismo e a versatilidade, o que possibilita criar vários tipos de ambientes.

Móveis e acessórios: selecionando peças no estilo hygge

Na busca por criar ambientes que transmitem aconchego e simplicidade, o estilo hygge valoriza, principalmente, a funcionalidade, o conforto e o design minimalista

Pensando nisso, os móveis podem determinar como o ambiente será percebido. São recomendados móveis de design mais simples, que passam uma sensação de harmonia. 

Priorize peças fabricadas com materiais naturais, como a madeira maciça, que oferece textura e calor aos ambientes, além de durabilidade e bom acabamento. 

É o caso de peças da linha Cascade da Accord Home, que apresenta aparadores, mesas de centro e de cabeceira de qualidade em madeira, combinando estilo, funcionalidade e, claro, sem deixar a sofisticação de lado. 

Já o mobiliário da linha Flow, que conta com mesas de apoio e de centro, traz a versatilidade e o movimento necessários para criar ambientes mais dinâmicos, alegres e funcionais, sem abdicar do estilo e do conforto necessários.

Dicas práticas para implementar hygge em seus projetos de interiores

Agora que você conhece o estilo hygge e busca incorporá-lo em seus projetos de interiores, é importante considerar algumas dicas que podem fazer toda a diferença na criação de um espaço de aconchego. 

Por isso, aqui estão algumas sugestões fáceis de seguir para adotar esse estilo a partir de agora:

Priorize o conforto e os momentos de descanso

O conforto é uma das principais características do estilo hygge. Por isso, opte por incluir móveis e acessórios que convidem ao descanso e bem-estar.

Priorize a escolha de sofás e poltronas com estofamento macio e almofadas extras para períodos de relaxamento no ambiente. 

A composição com as mantas de lã e tapetes felpudos também são ótimas escolhas, especialmente no inverno. 

Sendo assim, procure criar um local onde as pessoas se sintam à vontade para se recolherem e aproveitarem seus momentos de descompressão, afastando-as do dia a dia agitado.

Coluna Accord em sala ao lado de poltronas
Rafael Sartori/ Foto: Guilherme Jordani

Valorize a simplicidade e a funcionalidade do ambiente

Sabemos que, no estilo hygge, menos é mais. Por causa disso, evite o excesso de elementos decorativos e priorize uma abordagem mais minimalista. 

Nesse sentido, escolha móveis com linhas limpas e simples, que transmitam calma, ordem e conforto visual. Além disso, opte por peças multifuncionais que ampliem o uso do espaço e atendam às necessidades mais práticas do dia a dia. 

Esse modo de decoração mais simples e descomplicada favorece muito a manutenção da filosofia hygge ao longo do tempo. Até porque, com menos elementos, o processo de limpeza e cuidado dos itens ficará muito mais simples. 

Crie espaços acolhedores com a iluminação certa

Vimos como a iluminação é um elemento importante na filosofia hygge. Considere, então, utilizar peças com luz difusa, principalmente velas, luminárias de mesa, de piso e abajures e assim criar uma claridade aconchegante aos ambientes. 

Outro ponto importante é aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, com o uso de cortinas translúcidas, que favoreçam a entrada da iluminação exterior. 

Dessa forma, você consegue criar um refúgio tranquilo, onde os ocupantes possam se sentir em paz e em harmonia com o ambiente, independente se é dia ou noite.

Utilize plantas e elementos naturais na decoração

O uso de elementos naturais, como vasos de plantas e flores, também são ótimas pedidas para o estilo hygge. 

Com certeza, elas levam mais vida e cor para o ambiente, além de estabelecer uma conexão mais próxima à natureza. Mas é preciso estar atento para o local onde serão colocadas. 

Assim, você consegue escolher qual o tipo de planta ideal para determinado espaço, pois as condições do ambiente podem favorecer ou não a sua sobrevivência. 

Incentive a convivência e a conexão nos espaços

O estilo hygge também valoriza a convivência e as relações interpessoais. Pensando nisso, considere criar espaços que convidem as pessoas a se reunir e compartilhar seus momentos com as outras. 

Salas de estar confortáveis, com poltronas e sofás que acomodam bem as pessoas, por exemplo, podem ser excelentes locais para receber amigos e familiares.

Além dessa área, a de refeição também pode ser adaptada, com mesas grandes e cadeiras que sejam confortáveis, para incentivar os momentos compartilhados e as boas conversas. 

Crie espaços que favoreçam a pausa no dia a dia 

Por fim, a filosofia hygge valoriza a apreciação dos prazeres simples da vida. Uma boa forma de colocar em prática é através dos espaços que convidam as pessoas a desacelerar e se atentar ao momento presente. 

Sendo assim, adote espaços de leitura, com poltronas confortáveis para incentivar momentos de relaxamento e introspecção. 

Os livros podem estar expostos em estantes ou prateleiras, separados por tema, cor ou tamanho. O importante é criar composições que sejam interessantes visualmente para estimular a descoberta. 

Além disso, criar áreas de meditação, com almofadas e tapetes, são formas de oferecer um local tranquilo para praticar a atenção plena e a contemplação. 

Investir em locais ao ar livre, como varandas e jardins, já citados anteriormente, também são formas de apreciar a natureza e recarregar as energias.

Crie ambientes acolhedores com a Accord!

Ao encerrar nossa jornada pelo mundo do estilo hygge, entendemos que, ao incorporá-lo em seus projetos de interiores, você estará criando espaços que valorizam o conforto, o bem-estar e a conexão com o ambiente ao seu redor. 

Com uma paleta de cores suaves, materiais naturais e uma iluminação acolhedora, você pode adaptar qualquer ambiente em um verdadeiro local de tranquilidade.

Transforme seus projetos de interiores com o estilo hygge e crie espaços onde você e seus clientes possam desfrutar de momentos de conforto e felicidade.

Para encontrar os produtos ideais para seus projetos, visite o site da Accord e explore todo o nosso catálogo de móveis e iluminação! 

Compartilhe o artigo via: